INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

França recebe 12 órfãos de djihadistas mortos, presos na Síria 12 Junho 2019

Dez são franceses, os outros dois holandeses e viviam no campo de refugiados controlado pelos curdos no nordeste da Síria. No domingo foram entregues ao corpo diplomático francês na Síria e, na manhã de segunda-feira, 10, desembarcaram no aeroporto militar de Villacoublay, nos arredores de Paris onde foram entregues a serviços de Assistência Social (os holandeses tinham à sua espera representantes do país a quem foram entregues). As autoridades francesas destacam que o repatriamento se faz sempre após uma "análise cuidada de cada caso" e sempre que possível com o consentimento da mãe.

França recebe 12 órfãos de djihadistas mortos, presos na Síria

Tem só dez anos a mais velha das doze crianças, "em situação de grande vulnerabilidade". Viveram os últimos tempos em dois campos de refugiados mantidos pelas forças curdas, Al-Hol et Roj, que acolhem "dezenas de milhares de pessoas em fuga, após os bombardeamentos que eliminaram o último bastião do Estado Islâmico".

Esta é a "maior operação de repatriamento, depois de uma igual em 15 de março", com cinco menores entregues aos serviços de proteção da infância em Paris. Entre elas, estava uma menina de três anos cuja mãe foi condenada à prisão perpétua no Iraque.

"A doutrina francesa neste assunto não mudou". Continua a ser a abordagem "caso a caso", disse a porta-voz do governo, Sibeth Ndiaye. A mesma enfatizou que a França tem uma "posição constante", que é "o repatriamento dos órfãos ou de crianças com autorização da mãe, de acordo com as regras do direito internacional".

Fontes: Le Monde/LE Figaro.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project