INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

França condena tio de Bashar Al-Assad por desvio de fundos públicos na Síria 01 Julho 2020

Rifaat Al-Assad, acusado de branqueamento, associação criminosa e fraude fiscal agravada foi na sexta-feira, 26, condenado ’in absentia’ a quatro anos de prisão e à confiscação de todo o seu património em solo francês.

França condena tio de Bashar Al-Assad por desvio de fundos públicos na Síria

O irmão mais novo do falecido presidente Hafez Al-Assad não se apresentou em tribunal, mas nem por isso escapou ao julgamento e condenação a quatro anos de prisão, perda de bens avaliados em noventa milhões de euros e multa de dez milhões de euros.

O tribunal em Paris deu por provado que Rifaat Al-Assad, de 82 anos, logrou construir um império imobiliário de maneira fraudulenta, através de fundos públicos da Síria.

O confisco da totalidade do seu património imobiliário em território francês — dois palacetes, um castelo, mais de quarenta apartamentos em Paris, duas coudelarias, e outros bens estimados em 90 milhões de euros — já foi ordenado pelo tribunal.

800 milhões de euros na Europa

Segundo as autoridades francesas, a totalidade da fortuna deste membro da família Assad está distribuída por três países europeus: o Reino Unido onde Rifaat tem a sua atual residência, Espanha e França. onde já residiu.

O império imobiliário de Rifaat foi, segundo a justiça francesa, construído com fundos desviados do tesouro público da Síria entre 1996 e 2016. Vice-presidente depois de uma falhada tentativa de golpe de Estado contra o irmão em 1997, Rifaat após perder em 2000 a sucessão — que foi para Bashar após a morte do primogénito do falecido presidente — passou a residir em Paris e Londres.

Fontes: AFP/Le Monde. Relacionado: Síria em guerras contra Covid-19, a civil, e mais uma entre Assad e primo, 7.mai.020. Fotos: Conexões familiares e desvio de dinheiros públicos. Rami Makhlouf, alvo de sanções dos EUA e UE. O presidente Bashar al-Assad. O falecido presidente Hafez (1930-2000) e o irmão mais novo Rifaat.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project