INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

França: Partido de Macron perde maioria parlamentar — Marine pede eleições já 20 Maio 2020

Um total de dezassete deputados oficializaram-se hoje (3ªfª, 19) como o nono grupo na Assembleia Nacional de França. São o "Ecologia Democracia Solidariedade" composto por sete macronistas dissidentes, como Cédric Villani. Com isso, o partido LREM-La République en Marche perdeu, por um lugar, a sua maioria absoluta no parlamento. Para gáudio da Marine Le Pen, líder do partido RN-Reunificação Nacional.

França: Partido de Macron perde maioria parlamentar  — Marine pede eleições já

Enquanto Marine Le Pen pede "eleições já", Matthieu Orphelin, o líder do novo grupo ainda está nas apresentações.

O deputado ex-LREM explicou o logótipo EDS-Ecologia Democracia Solidariedade assim mesmo, sem vírgulas: "São três palavras, três imperativos maiores, três prioridades indissociáveis".

"Com esta crise da Covid-19, temos de ultrapassar as diferenças e as divergências, e construir coletivamente o mundo que vem aí. EDS que fundámos hoje será um grupo aberto a ideias novas, de coligação, de inovação", afirmou Orphelin.

"A nossa intenção é apresentar propostas fortes assumidas por homens e mulheres livres, comprometidos na sua alma e consciência", disse o outro deputado ex-LREM de destaque que é Cédric Villani.

O matemático Villani, recorde-se, foi preterido nas Municipais em março. O partido de Macron preferiu apostar em Benjamin Griveaux mas este caiu em desgraça por graça da arte performativa dum exilado russo (Artista político Petr Pavlensky expõe ’hipocrisia’ de Griveaux, aliado de Macron — Todos condenam atentado à vida privada que derrubou candidato a Edil de Paris, 17.fev.020).

Conclusão do caso Griveaux: à última hora, a ministra da Saúde, Agnès Buzyn, foi chamada para a corrida pela câmara de Paris — e perdeu na disputa a três, com a socialista Anne Hidalgo e a candidata de direita Rachida Dati.

Fontes: Le Figaro/Le Monde. Foto: Assembleia Nacional, Paris.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project