LEITURA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fotógrafo Zé Pereira lança 2ª. edição do livro “Bokafumo” na quarta-feira na Uni-CV 30 Maio 2023

O fotógrafo Zé Pereira apresenta publicamente na quarta-feira, 31, na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), na Cidade da Praia, a 2ª. edição do seu livro intitulado “Bokafumo – Uma história de superação às drogas”.

Fotógrafo Zé Pereira lança 2ª. edição do livro “Bokafumo” na quarta-feira na Uni-CV

Conforme o autor, com a reedição desta obra, que nasceu da sua própria experiência de “vida sofrida” e das “más escolhas que determinaram décadas de sofrimento e insanidade”, ele pretende dar continuidade a este processo/campanha de sensibilização.

“A principal motivação que me impulsionou a escrever este livro e levar a cabo as acções de prevenção foram o meu próprio sofrimento, o profundo sofrimento e angústia dos meus familiares e amigos, a consciência de um flagelo que abrange um cada vez maior número de jovens, mas acima de tudo, de crianças, inclusivamente de sete anos de idade, com as quais lidei neste processo”, explicou.

Zé Pereira, ex-toxicodependente, acrescentou ainda que esse livro nasce do “alimentar de uma atitude positiva” na crença de que “a superação está ao nosso alcance, dependendo do acreditar, da determinação e da resiliência, no transpor dos obstáculos com os quais a vida nos confronta, sejam eles quais forem”.

A primeira edição do livro Bokafumo tinha sido publicada em 2017 e com uma tiragem de mil exemplares.

Foi apresentada em todas as ilhas de Cabo Verde e na sequência das apresentações foram realizadas conversas abertas e palestras nos estabelecimentos de ensino, estabelecimentos prisionais, igrejas, e outras instituições e nas comunidades.

“Existem neste momento menos de cem exemplares disponíveis e têm sido imensos os pedidos no sentido da reedição desta obra, uma vez que se encontra esgotada nas livrarias. A procura foi imensa e superou as expectativas, sendo que todos os stocks repostos, esgotaram-se em pouco tempo”, disse.

Zé Pereira, fotógrafo freelancer e actual coordenador do programa televisivo “Embaixadores da Esperança”, lembra que na sequência da apresentação desta obra e das acções de sensibilização foi condecorado com a Medalha do 2º. Grau de Mérito Altruísta pelo Governo de Cabo Verde e foi eleito Homem do Ano na edição 2016 da Gala Somos Cabo Verde.

“Passados 16 anos do início deste processo não há uma única semana em que não receba solicitações de apoio, sejam públicas, sejam no âmbito de famílias nucleares. A Reedição desta obra pretende dar continuidade a este processo/campanha de sensibilização”, explicou o autor.

Esta segunda etapa, conforme Zé Pereira, está direcionada mais para a diáspora e comunidades emigradas, onde considera que existem igualmente “sérios problemas de consumo/dependência”, bem como, as consequências daí advenientes.

Uma primeira apresentação foi feita na Cadeia Central da Praia, a 20 de Maio, para os reclusos.

Na quarta-feira, 31, acontece a primeira apresentação pública no campus universitário, pelas 18:00, tendo como apresentadores o professor Daniel Medina e o psicólogo Eduíno Moniz.

A cerimónia conta ainda com os depoimentos Crishtian Lima e Kleidir Fortes.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project