POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo:Investidos hoje e na quinta-feira eleitos saídos das últimas eleições autárquicas 18 Novembro 2020

Os eleitos dos órgãos autárquicos, câmara e assembleia municipais, dos três municípios da ilha do Fogo saído das últimas eleições autárquicas são investidos hoje e quinta-feira contando com a presença do ministro-adjunto e da integração Regional, Rui Figueiredo.

Fogo:Investidos hoje e na quinta-feira eleitos saídos das últimas eleições autárquicas

Segundo ressaltou a inforpress, o primeiro acto de investidura está programado para o final do dia de hoje no auditório Pedro Pires na cidade de Igreja, Mosteiros, com Fábio Vieira a ser investido no cargo de presidente da autarquia, substituindo o seu companheiro de partido, Carlos Fernandinho Teixeira que desempenhou estas funções nos últimos 18 anos.

Estimou-se que os dados finais da Comissão Nacional de Eleições (CNE) indicam que Fábio Vieira, pela lista do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) obteve 2.895 votos validamente expressos correspondentes a 65,5 por cento (%) contra os 1.482 votos do candidato do Movimento para a Democracia (MpD) Lourenço Lopes, correspondente a 33,5%.

No que consta a assembleia municipal, Lúcio Fernandes obteve 2.908 votos, mais 16 votos que Fábio Vieira, correspondente a 65.8%, enquanto o candidato do MpD, Francisco Barbosa Amada ficou com 1.451 votos, correspondendo a 32,8%.

Diante aos resultados, todos os eleitos para a câmara municipal dos Mosteiros são do PAICV, nomeadamente Fábio Vieira (presidente) e Maria Eugenia Alves Veiga, Jaime José Monteiro Júnior, Nelson Rodrigues Pires e Janine Graça Soares Rosa (vereadores).

Para assembleia municipal, dos 13 membros o PAICV conseguiu nove lugares contra quatro do MpD, nomeadamente Lúcio Fernandes (presidente), Manuela Lopes, Isildo Gomes, Adilson Martins, Suely Veiga Barbosa, Joaquim Garcia Rodrigues, Morgado de Barros, Avelina Gomes e Porfírio Martins (PAICV) e Francisco Barbosa Amado, Maria Santa Lopes de Pina, Carlos Lopes e Maria Afonso de Andrade (MpD).

Referiu-se ainda que os eleitos dos órgãos autárquicos de Santa Catarina do Fogo e de São Filipe serão investidos na quinta-feira, 19, sendo em Santa Catarina às 10:00 e São Filipe às 17:00, actos que são testemunhados pelo ministro Rui Figueiredo.

A Inforpress soube que a presidente do PAICV chegou terça-feira à ilha do Fogo para participar na cerimónia de investidura dos órgãos autárquicos dos Mosteiros e de São Filipe, autarquias presididas pelos eleitos do seu partido.

Recordou-se que a nível nacional, na corrida para as eleições autárquicas participou um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para a Assembleia Municipal da Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), de São Domingos (1), do Tarrafal de São Nicolau (1), do Sal (1) do Tarrafal (2), da Praia (4) e de São Vicente (1).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project