CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo: Iniciada faina agrícola em algumas localidades com queda das primeiras chuvas 01 Agosto 2019

A campanha agrícola 2019 foi iniciada quarta-feira em algumas localidades da ilha com o lançamento das sementes à terra, assim que caíram as primeiras chuvas, não em quantidade muita expressiva, mas o suficiente para fazer germinar as sementes.

Fogo: Iniciada faina agrícola em algumas localidades com queda das primeiras chuvas

Na tarde de quarta-feira, 31, a azáfama dos agricultores, sobretudo das zonas tradicionalmente agrícolas, era grande e apesar de considerar que as primeiras chuvas caíram um pouco tarde, mostram-se esperançados numa boa campanha agrícola.

A Inforpress, numa ronda feita à zona norte da ilha do Fogo, registou o início da faina agrícola numa parte da localidade de Ponta Verde e de Fontinha, no município de São Filipe, e nas zonas altas dos Mosteiros, nomeadamente Cutelo Alto, Coxo e numa parte da Ribeira do Ilhéu, acreditando que nos próximos dias venham a registar a queda de precipitações em quantidade mais expressiva.

Na localidade de Cutelo Alto (Mosteiros), pelas informações recolhidas junto da população local, cerca de 90 por cento (%) dos camponeses já efectuaram as sementeiras, sendo que uma parte fez a “sementeira em seco” que mesmo com as poucas chuvas registadas nos últimos dias estão a germinar.

Os mais cautelosos aguardam pela chuva mais expressiva para iniciar a faina com receio de perder as sementeiras assim como aconteceu no ano passado, devido à fraca disponibilidade de sementes no mercado e do seu custo elevado.

Conforma ainda a Inforpress, em várias outras localidades do município os camponeses estão a ultimar os preparativos para a faina agrícola, através de abertura de covas para que assim que venha a chuva possam lançar as sementes à terra.

Durante o dia de quarta-feira registava chuviscos em várias zonas e os agricultores, apesar de dois anos de seca consecutiva, aguardam que a chuva ocorra com maior intensidade para iniciar o ano agrícola.

Para a zona norte da ilha, tradicionalmente agrícola, a faina está, na opinião dos homens do campo, atrasada e no caso de Cutelo Alto, que no ano passado as sementeiras tinham ocorrido entre 10 e 11 de Julho, por esta ocasião estavam a efectuar a primeira monda, mas este ano não constituiu motivo de desânimo no seio dos camponeses que se mostram esperançados numa boa época agrícola, refere a fonte referida.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project