O campo tecnológico, que contou com a participação de 40 crianças, adolescentes e jovens com idades entre 10 e 18 anos, é uma iniciativa da autarquia de São Filipe que visava oferecer aos participantes uma actividade alternativa de Verão que lhes permita “apreender a codificação” e “entrar mais” no mundo da tecnologia.
O campo iniciou-se no final de Agosto e os trabalhos e projectos tecnológicos desenvolvidos durante a formação vão estar expostos a partir de hoje e durante três dias, numa exposição aberta a toda a comunidade, sobretudo à comunidade educativa.
A primeira edição foi financiada pelo PNUD e a implementada através de uma parceria com Greenstudio/Riftone Technologies, uma empresa nacional com experiência nesta matéria, no quadro de um protocolo celebrado no passado mês de Julho.
A montagem de um smartphone, a criação de um sistema de estacionamento inteligente, em que através de controladores os interessados podem obter informações dos espaços livres para o estacionamento na cidade de São Filipe, são projectos em concepção.
A criação de um sistema de “casa inteligente” e de “horta inteligente”, que permite, no caso de casa, ligar/desligar equipamentos à distância, e no que se refere à horta controlar nível de temperatura, de água, proceder a rega quando as plantas necessitam da água, são outros projectos que estavam previstos a serem criados pelos participantes.
A primeira edição do campo tecnológico de São Filipe será encerrada na próxima sexta-feira com a entrega dos certificados.
A Semana com Inforpress