CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo: Centro de Emprego passa a dispor de sala de incubadora de transição energética 24 Janeiro 2023

O Centro de Emprego e Formação Profissional de São Filipe, ilha do Fogo, passa a dispor de uma sala de incubadora de transição energética para formação nas áreas de energias renováveis, nomeadamente de energia fotovoltaica.

Fogo: Centro de Emprego passa a dispor de sala de incubadora de transição energética

O acto que marcou o lançamento da incubadora de transição energética foi testemunhado pelo administrador do Instituto de Emprego e Formação Profissional, IEFP, António Cardoso, e pela delegação dos Países Baixos da Associação Água para Viver que financiou este projecto assim como outras actividades do centro.

O administrador do IEFP, António Cardoso, destacou a importância da incubadora ao receber os benfeitores da associação Água para Viver, que ao longo de vários anos tem estado a implementar várias acções de desenvolvimento da ilha do Fogo e que tem colaborado com o Centro de Emprego e o IEFP na realização de vários projectos.

“Hoje estamos a fazer o lançamento da sala de incubadora de transição energética que é uma sala de formação na área de energias renováveis que terá kits de aprendizagem de modo a permitir aos formandos da região Fogo/Brava realizar formação na ilha em estreita parceria com o Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI), responsável pela formação nesta área”, disse.

António Cardoso avançou ainda que os jovens podem aproveitar os equipamentos (kits tecnológicos) para prestação de serviços a terceiros, indicando que os jovens ficam incubados no centro e os equipamentos fotovoltaicos na sala da incubadora de transição e sempre que necessitar, mediante requisição, podem solicitar os equipamentos para realizar os trabalhos e depois devolverem.

O objectivo, explicou, é empoderar e dar sustentabilidade aos formandos para criação de autoemprego, pela via de acesso a todo o sistema de financiamento disponível.

Depois do Centro de Emprego e Formação Profissional, a delegação da Associação Água para Viver e responsáveis do IEFP deslocaram-se ao Centro de Formação de Ponta Verde, que foi construído e equipado por esta organização não-governamental e doado ao Estado de Cabo Verde para inauguração da primeira fase da sua electrificação com energias renováveis (fotovoltaico).

O administrador do IEFP disse que no futuro próximo o objectivo é electrificar todo o centro de Ponta Verde que está virado para formação nas áreas como carpintaria, electricidade, alumínio, passando assim a funcionar a 100 por cento com energias renováveis.

A sala de incubadora de transição energética representa um investimento de três mil contos, dos quais a associação já disponibilizou 2.400 contos e prometeu para este ano, apesar das dificuldades, disponibilizar um financiamento de 15 mil euros que irá ajudar a incubadora de transição energética, assim como a realização de um curso de energia fotovoltaica.

A tesoureira e angariadora de recursos nos Países Baixos para projectos da Associação Água para Viver, Struus Kramer, disse que o objectivo da visita é sintonizar com os projectos que esta organização tem em Cabo Verde e torná-los mais visíveis para todos.

A delegação, que teve na Cidade da Praia uma reunião com o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, quer ajudar a criar mais emprego, tendo Struus Kramer sublinhado que durante a visita vai dialogar com o Centro de Emprego e ver os projectos que pretende desenvolver, assim como avaliar o que é bom e que necessita de apoio.

Durante o encontro, o IEFP e o Centro de Emprego, na pessoa do administrador António Cardoso procedeu à entrega de uma pintura em tela da tesoureira Struus Kramer, da autoria do artista plástico de São Filipe Paulo Pina em sinal de homenagem e reconhecimento pelo contributo que tem dado.

Struus Kramer confessou ter ficado emocionada com o quadro e com a homenagem.

Encontro com os estudantes da escola secundária Pedro Pires (Ponta Verde), visita ao lar de idosos Madre Teresa de Calcutá (São Filipe), visita às principais obras da associação no município de São Filipe, à casa da comunidade de Campanas de Baixo, à Igreja de Campanas de Cima, constam do programa da delegação dos Países Baixos da Associação Água para Viver.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project