Presidenciais 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo: Candidatos sem apoios partidários em ofensiva política na ilha 13 Outubro 2021

Três dos cinco candidatos às presidenciais de 17 de outubro que não contam com apoios de quaisquer partidos políticos (Hélio Sanches, Gilson Alves e Casimiro de Pina) encontram-se já em forte ofensiva política de terreno no Fogo à caça de votos. O concorrente Joaquim Monteiro deve, por seu turno, desembarcar, nesta quarta-feira, na ilha, com o mesmo fim.

Fogo: Candidatos sem apoios partidários em  ofensiva política na ilha

Segundo apurou este jornal, o primeiro a chegar ao Fogo foi o presidenciável Hélio Sanches que, depois de percorrer os três municípios da ilha, deveria seguir, esta terça-feira, rumo à vizinha ilha Brava para contatar o eleitorado local e levar a sua mensagem. Mas o candidato não concretizou esta visita por falta da ligação marítima entre as duas ilhas.

Hélio já tinha conhecimento dessa situação, mas depois de a viver na “pele”, alertou que a questão de transporte é séria e que uma das primeiras medidas que vai tomar, caso seja eleito Presidente da República, é analisar com o Governo uma solução para esse problema. Lembrou que sendo Cabo Verde um país arquipelágico é necessário que a população disponha de meios para deslocar-se, fazer o seu comércio e permitir que a economia e o turismo funcionem.

A nível da ilha, onde considerou ter sido bem-recebido e que a sua mensagem terá sido absorvido pelo eleitorado, Hélio Sanches apelou a todos os residentes para confiarem e acreditarem na sua «candidatura que é verdadeiramente independente».
Na noite de segunda-feira, chegou também à ilha do vulcão, por via marítima, o candidato Gilson Alves. Começou logo depois as suas ações de campanha, não obstante muitos dos bairros da cidade de São Filipe se encontravam em escuridão devido a cortes no fornecimento de energia eléctrica, provocada por avarias em dois grupos geradores da central única.

O candidato que faz assim a sua primeira viagem ao Fogo. Segundo ele, teve «um acolhimento espectacular» por um povo que classificou de “bastante simpático e alegre”. Mas criticou que os emigrantes da ilha estão a ser traídos pelo governo.
Depois das primeiras atividades na noite de segunda-feira, o candidato deslocou-se, na terça-feira de manhã, ao município de Santa Catarina do Fogo. Já no período da tarde do mesmo dia rumou em direção à Chã das Caldeiras, onde esteve em contato com os residentes.

À semelhança do candidato Hélio Sanches, que regressou na tarde de terça-feira à Cidade da Praia, Gilson Alves não seguiu rumo à ilha Brava por falta de transportes marítimos. Mas deve regressar esta quarta-feira, de manhã, à cidade da Praia.

Já no final da tarde de terça-feira chegou também ao Fogo o candidato Casimiro de Pina, que é natural desta ilha. Para ganhar tempo, começou logo depois a sua ofensiva pelo bairro de Lém para contactos personalizados com vários eleitores. Explicou a razão da sua candidatura e a diferença que existe entre ele e os candidatos apoiados pelos partidos políticos, que, conforme avisou, não serão nunca independentes.

De seguida, deslocou-se, a pedido de eleitores da zona norte do município dos Mosteiros, para as zonas de Atalaia e Ribeira do Ilhéu, sendo esta última a localidade de onde Casimiro de Pina é natural.

Esta quarta-feira ele voltará para o município dos Mosteiros, onde irá centralizar a sua ação de campanha.

Dos cinco candidatos que já visitaram a ilha, Casimiro de Pina é aquele que vai passar mais dias em ação de campanha, devendo regressar à cidade da Praia na próxima sexta-feira, último dia da campanha para as presidenciais de 17 de Outubro.
Esta quarta-feira,13, deve, por outro lado, chegar ao Fogo o candidato Joaquim

Jaime Monteiro para contacto com o eleitorado e passar a mensagem sobre a sua candidatura. Um dia em que o seu rival Gilson Alves vai regressar à Capital do País.
Quanto ao candidato Fernando Rocha Delgado, não há nenhuma informação relativa à sua ação de campanha na ilha do Fogo e nem a sua possível deslocação à mesma ilha.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project