Este posicionamento foi defendido hoje pelo presidente da câmara de São Filipe, Nuías Silva, ao presidir à cerimónia de inauguração da piscina municipal de São Filipe, adiantando que não quer ver os sanfilipenses divididos entre os partidos políticos, mas a defenderem o desenvolvimento de São Filipe.
“Precisamos projectar e trabalhar um novo São Filipe e é por isso que temos de trabalhar um novo aeroporto internacional do Fogo para trazer e projectar a economia local e incentivar empresários a investirem mais e transformando a ilha numa nova centralidade de desenvolvimento”, disse.
A inauguração da piscina municipal coincidiu com os três anos de mandato, período de tempo que, segundo Nuías Silva, pode ser muito ou pouco, adiantando que encontrou um município “completamente desestruturado, sem visão de desenvolvimento e uma perspectiva assistencialista de desenvolvimento” e por isso não foi fácil, apesar de uma abnegada equipa e colaboradores, engendrar projectos que hoje são referência em todo Cabo Verde.
O edil disse que se trata da primeira piscina municipal de Cabo Verde com as infra-estruturas modernas para competição, sublinhando que não representa apenas um investimento no sector dos desportos, mas é também na juventude e sobretudo na economia local.
“É um investimento que projecta São Filipe e capaz de trazer dinâmica e dinamismo económico para São Filipe e para a ilha do Fogo”, afirmou Nuías Silva, anunciando que de 01 a 03 de Dezembro realiza-se nesta infra-estrutura, o campeonato nacional de natação com 50 atletas, que, segundo o mesmo, coloca São Filipe e a ilha na centralidade de desenvolvimento de Cabo Verde.
Nuías Silva acrescentou que por causa dessa infra-estrutura, a Federação Cabo-verdiana de Natação (FCN) junto da Federação Internacional de Natação, será realizado, entre 04 e 06 de Dezembro a primeira formação internacional de árbitros e treinadores na área de natação, ministrada por um especialista que chega do Senegal.
O presidente da câmara lamenta o facto do seu município não ter contado com quaisquer apoios do Governo nos grandes investimentos que a edilidade está a realizar, sublinhando que a construção da piscina não teve nenhum apoio, assim como o estádio 5 de Julho que representa um investimento municipal superior a 200 mil contos e que será inaugurado no próximo ano.
A asfaltagem das vias urbanas de São Filipe, que era uma miragem e que representa um investimento de 130 mil contos, nem o pavilhão gimnodesportivo Simão Mendes, cuja obra arranca no próximo mês após a realização do concurso público e que representa um investimento de 140 mil também não contam com apoio do Governo, assim como para os campos de futebol de Ponta Verde e de Patim, disse o autarca.
Nuías Silva disse ainda que nem a construção das placas desportivas de Beltches, Inhuco e Monte e a modernização das placas de Monte Largo, Galinheiro, Campanas, Ribeira de Filipe e de Curral Ochô contam com apoio do governo central, apesar da câmara ter uma boa relação institucional com o Governo.
Segundo o autarca, até o próximo ano serão investidos 600 mil contos, recursos que serão mobilizados através de amor, empenho, sinceridade e dedicação, sublinhando que a ilha tem potencialidade para ser uma das maiores de Cabo Verde.
O edil avançou que há o “fecho da torneira” pelas autoridades centrais que querem que a ilha desenvolva no ritmo que desejam, acrescentando que o ritmo de desenvolvimento será imposto a nível local para atingir o patamar de desenvolvimento.
A piscina municipal, recorda-se, está situada no bairro de Achada São Filipe, ao lado do polidesportivo Simão Mendes, ginásio municipal e Centro Cultural Armand Montrond, contempla uma piscina semiolímpica com 25 metros de comprimento, cerca de dez metros de largura, um metro e oitenta de profundidade e com cinco linhas de competição e um tanque de seis metros de comprimento aproximadamente por cerca de três de largura e um de profundidade para aprendizagem e para as crianças.
Dispõe ainda de instalações sanitárias, balneários, lanchonete com esplanada, um gabinete administrativo e uma loja de venda de materiais desportivos entre outras instalações. A Semana com Inforpress