DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Federer tem o maior salário do desporto mundial — Naomi é 1ª atleta multimilionária 30 Maio 2020

É a primeira vez que uma estrela do ténis encabeça o ’top’ dos milionários da Forbes e desta vez em dose dupla. Impulsionado pela situação pandémica que reduziu os rendimentos dos multimilionários do futebol, Roger Federer é o atleta mais bem pago mundo. Naomi Osaka é a mais bem paga.

Federer tem o maior salário do desporto mundial — Naomi é 1ª atleta multimilionária

Federer, segundo a Forbes publicada ontem (6ªfª, 29), recebeu 110 m(ilhões) de dólares nos últimos doze meses. Seguem-se Cristiano Ronaldo (105m), Messi (104m) e Neymar (95m).

O quinteto dos multimilionários do desporto é completado com o basquetebolista LeBron James (92,5m), dos Estados Unidos.

O atleta britânico mais bem pago é o boxer Tyson Fury (56,8m), que é o 11º da lista Forbes.

Na ’Fórmula 1’, o campeão mundial Lewis Hamilton é o 13º da lista (53,7m).

Naomi Osaka destrona Serena Williams

A tenista japonesa Naomi Osaka figura na lista em 29ª posição e é a atleta mais bem paga do mundo (37,7m). Serena Williams (menos rica 1,40m) é destronada, aos 38 anos, depois de ter figurado quatro vezes na lista Forbes de atleta mais bem paga.

Atual número-1 do Mundo no ranking WTA de singulares, a tenista nipo-americana Naomi Osaka anunciou em outubro último — mês em que completou os 22 anos — que encetara o processo administrativo para passar a ser cidadã nipónica, em exclusivo. Segundo a lei do Japão, essa é a condição necessária para participar nas Olimpíadas de 2020 entretanto adiadas para 2021.

Naomi nasceu no Japão, de mãe japonesa e pai haitiano-americano. Tinha três anos quando os pais decidiram mudar para a Flórida. A emigração, segundo a biografia online, foi, em parte, ditada pela hostilidade da família japonesa que cortou relações com a mãe de Naomi e nunca quis ver as netas hafu, japonesismo que classifica a birracialidade.

Sina de atletas

Por cada atleta que chega ao pódio quantos não ficam pelo caminho. Serena está no topo enquanto a irmã gémea Venus deixou de aí figurar.

As irmãs Naomi e Mari têm o apelido da mãe, Osaka, segundo o código de família japonês (koseki) muito nipocêntrico que obriga o cônjuge estrangeiro e filhos dessa união a adotarem o apelido japonês.

Naomi e Mari entraram no ténis pela mão do pai, inspirado pelo exemplo do sr. Williams que, sem ser tenista, levou as gémeas ao topo do ténis mundial. Mas ao contrário da Venus Williams, Mari Osaka, dois anos mais velha que Naomi, é praticamente desconhecida no mundo do ténis.

Fonte referida/Japan Times. Relacionado: Por Tokyo’20, Naomi Osaka que deu ao Japão 1ª vitória no US Open deixa binacionalidade, 13.out.019. Fotos: Número um da fortuna no desporto: Roger Federer, de 38 anos, e Naomi Osaka, de 22 anos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project