ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ex-Banco Internacional de Cabo Verde volta à baila com buscas à casa do juiz Rui Rangel 31 Janeiro 2018

A juiz-desembargador português Rui Rangel e o presidente do Benfica foram, esta segunda-feira 29, constituídos arguidos no processo ’Lex’, derivativo da Operação "Rota do Atlântico" despoletada em 2016 e que constituiu dezenas de arguidos.

Ex-Banco Internacional de Cabo Verde volta à baila  com buscas à casa do juiz Rui Rangel

A imprensa lusa revela que o caso relacionado com Ex-Banco Internacional de Cabo Verde volta à baila com buscas à casa do juiz Rui Rangel. A juiz-desembargador português Rui Rangel e o presidente do Benfica foram, esta segunda-feira 29, constituídos arguidos no processo ’Lex’, derivativo da Operação "Rota do Atlântico" despoletada em 2016 e que constituiu dezenas de arguidos.

Segundo as fontes deste jornal, as buscas no gabinete de Rangel no Tribunal da Relação de Lisboa e na própria casa, levadas a cabo pela Polícia Judiciária, são supervisionadas pelo juiz-conselheiro Souto Moura, do Supremo Tribunal — como manda a lei, por se tratar de um juiz-desembargador.

A operação Lex mobiliza perto de 200 investigadores. A imprensa lusa noticia que estão a ser feitas buscas nas instalações do Benfica, mas a direção do clube já informou que o alvo é apenas a pessoa do presidente Luís Filipe Vieira, "por razões pessoais, e não relacionadas com o clube".

A investigação deriva da Operação Rota do Atlântico, que tem José Veiga como principal suspeito, e que investiga a alegada prática de crimes económicos.

A operação "Lex" já deteve cinco pessoas devem vir a ser detidas outras, cujos mandados de detenção estrão em curso de ser emitidos.

A nova operação "Lex" investiga as incidências da corrupção no universo judicial. É um derivativo da "Rota do Atlântico", que desde 2016 investiga crimes de corrupção ativa no comércio internacional, branqueamento de capitais, tráfico de influências e fraude fiscal qualificada. Empresários em várias áreas, alguns com ligações ao mundo do futebol, estão entre os arguidos.

Fontes: Lusa, Jornal Económico, Arquivo: ’ Portugal: Novo Banco vende Banco Internacional de Cabo Verde a sociedade constituída no Bahrein’, 03 Agosto 2017

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project