INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Estados Unidos: 30 anos depois militar desertor obtém justiça 07 Junho 2018

Heath Phillips, de 47 anos, segura, esta segunda-feira, 4, a foto tirada aos 17 anos, ao ingressar na Marinha, onde foi violado e os seus superiores mandaram-no calar e castigaram-no por ser “menino da mamã”. As consequências foram devastadoras e só 30 anos depois obtém justiça: "Esta Comissão considera válido o teor do Requerimento relativo a trauma sexual no contexto militar. Com isso, dão-se por justificados os períodos em que o Requerente se ausentou sem autorização, considerando que os mesmos foram induzidos pelos abusos, agressão e assédio sofridos".

Estados Unidos: 30 anos depois militar desertor obtém justiça

Na terminologia militar, desertar significa que um militar abandonou o serviço ou posto sem permissão superior. O desertor não tenciona regressar à sua posição ou função. Heath Phillips desertou diversas vezes e isso incapacitou-o de beneficiar de cuidados de saúde mental.

O jovem que foi violado dezenas de vezes por vários colegas teve de esperar trinta anos para acreditarem nele. Foi à sua chegada ao navio-escola em 1988 que Phillips foi violado por seis colegas.

O navio era enorme, tudo acontecia no balneário coletivo, no dormitório para todos, à vista dos colegas que nunca quiseram ver ou acudir os gritos de socorro.

Ao longo de 49 dias sucessivos, o jovem apresentou queixa aos seus superiores. Mandaram-no calar, chamaram-no mentiroso e castigaram-no por ser “menino da mamã”.

Incapaz de aguentar fez diversas tentativas de fuga, uma de suicídio. Em 1989 foi despedido com a infamante informação de “desertor reincidente”.

A sofrer de doença mental provocada pela violação, que lhe deixou marcas para a vida, Phillips não pôde contar com os serviços de saúde disponibilizados aos Veteranos Militares.
A sua longa batalha de anos para mudar a informação desonrosa chega ao fim, 30 anos depois.

Fontes: WP/www.southforward.com{{Heath Phillips, de 47 anos, segura a foto tirada aos 17 anos, idade de ingresso na Marinha e da sua violação que lhe deixou marcas para a vida}}.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project