Comunidade

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Eleições 2020: Carlos Bolsonaro e mãe Rogéria revezam-se na Câmara do Rio em prol de Jair, o 1º de 7 na política 14 Fevereiro 2020

A oito meses das eleições municipais de outubro, Rogéria Nantes Braga, a mãe dos três "filhos homens políticos" de Jair Bolsonaro, estará prestes a voltar à política. Basta que o vereador Carlos Bolsonaro não se candidate. E as probabilidades são fortes, mais de dezoito anos decorridos sobre o dia em que a então vereadora pelo Rio foi derrotada pelo filho do meio, Carlos, que tinha só 17 anos.

Eleições 2020: Carlos Bolsonaro e mãe Rogéria revezam-se na Câmara do Rio em prol de Jair, o 1º de 7 na política

A imprensa brasileira apresenta, é certo, notícias contraditórias, ou são-no pelo menos em aparência. Enquanto o jornal O Globo noticia que "Rogéria Nantes Bolsonaro (…) está juntando documentos para tentar se aposentar antes da aprovação da reforma da Previdência conduzida pelo ex-marido", outro jornal, A Época, noticia que ela quer voltar à política ativa.

O A Época noticia que a ex-vereadora será candidata ao mesmo cargo, caso o filho não se recandidate ao lugar na Câmara Municipal do Rio. Ora bem, Rogéria admitiu que Carlos tem vontade de “cuidar da vida dele” e que ela pode, sim, recandidatar-se ao cargo que ocupou de 1993 a 2001.

A mãe de Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro, todos políticos, admitiu em entrevista ao A Época que gosta da política e, talvez inadvertidamente, "Rogéria deixou escapar que sempre atuou politicamente como um braço de sustentação ao ex-marido e que não se importava [de] ser vista como tal", segundo o A Época.

Vereadora em prol do Jair, que entende diferente

"Eu tinha prazer [em ser vereadora] porque eu estava ajudando [Jair Bolsonaro], porque o gabinete funcionava como um ponto de apoio ao trabalho que ele fazia em Brasília", explicou.

A ajuda que ela evoca parece não ter sido assim entendida por Jair Bolsonaro que em 2001 expressava muito à sua maneira — sem surpreender quem o vê neste 2020 a partir da sua notoriedade desde a campanha para a presidência. O fim do casamento (católico) de quase 20 anos, associava-o Jair Bolsonaro à carreira política, melhor ao exercício legítimo que ela fez do seu cargo de vereadora.

"Meu primeiro relacionamento despencou depois que elegi a senhora Rogéria Bolsonaro vereadora, em 1992. Ela era uma dona de casa. Por minha causa, teve 7 mil votos na eleição. Acertámos um compromisso: nas questões polémicas, ela deveria ligar para o meu celular para decidir o voto dela. Mas começou a frequentar o plenário e passou a ser influenciada pelos outros vereadores.", lê-se nas biografias (uma até assinada por Flávio Bolsonaro) que nos últimos tempos se escreveram do então deputado, hoje presidente do Brasil.

Esse alegado golpe à confiança do cônjuge fez com que Jair lançasse o filho menor, Carlos, de 17 anos, como candidato a vereador na eleição de outubro de 2000.

Quase vinte anos depois, Rogéria pode contar com o próprio filho a apoiá-la se ela decidir regressar à Câmara do Rio. Entretanto, ela poderá ter garantido o seu direito à aposentação como refere a notícia de O Globo, segundo a qual "Rogéria, de 59 anos de idade" procura contar o tempo de serviço, incluindo o tempo que ela "trabalhou na Prefeitura do Rio durante sete anos, em cargo comissionado", de janeiro de 2009 a agosto de 2016.

E vão seis, não, sete

O presidente Jair, o senador Flávio, o vereador Carlos, o deputado Eduardo, a (ex-)vereadora Rogéria e a candidata Ana Bolsonaro e...Renan. O pai, os três filhos "homem", as duas ex-mulheres Rogéria e Ana que como políticas deixam os sobrenomes habituais e assumem a marca ’Bolsonaro’ e, desde que fundou o novo partido ainda por legalizar — ApB-Aliança pelo Brasil —, o filho mais novo, o Renan, de 21 anos, desponta como prospectivo político já que foi eleito vogal do (quase) novel partido.

Fontes: Referidas/Arquivo: Bolsonaro lança ’Aliança pelo Brasil’ partido ainda sem legalizar, 25.nov.019. Foto: Rogéria Nantes Braga, na política Rogéria Bolsonaro, com o filho secundogénito Carlos. LS

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project