A ex-eurodeputada socialista — que entra na corrida como independente — entre duas sondagens caiu de 17,2% para os atuais 10,2%.
A eleição presidencial de 2021 deve contar com o mesmo número de concorrentes que em 2016: há cinco anos, o Tribunal Constitucional admitiu dez candidaturas formalizadas. Um número recorde, já que foi de seis o máximo registado nas eleições presidenciais de 1980, 2006 e 2011.
Se se recandidatar, Marcelo Rebelo de Sousa — que em 2016 venceu com 52 por cento, à primeira-volta, e é apontado como favorito das sondagens — deve poder contar não só com os votos da direita e do centro mas também dos socialistas. Assim o indica o entendimento mútuo que marcou as relações entre os chefes de Estado e do governo desde 2016.
Em 44 anos de eleições presidenciais, será esta a primeira vez que o Partido Socialista dá mostras de que não vai apresentar candidato próprio: António Costa disse recentemente que irá ter uma atitude de “recato” nas presidenciais e remeter a decisão para os órgãos do partido.
André Ventura
Entre os dez potenciais candidatos a Presidente da República — por proposta de um mínimo de 7.500 e um máximo de 15.000 assinaturas de cidadãos eleitores, que o TC terá de formalizar até trinta dias antes da data da eleição —, Ventura foi o primeiro a declarar a sua intenção de concorrer a Belém.
Foi em 29 de fevereiro que o líder e deputado único do partido Chega!, da extrema-direita, racista e xenófobo, se anunciou em Portalegre como candidato à presidência portuguesa.
Marisa Matias volta a candidatar-se
A eurodeputada e dirigente do BE-Bloco de Esquerda anunciou em 5 de setembro publicamente a sua intenção de voltar a concorrer a Belém. A apresentação pública decorreu uma semana depois em Lisboa.
Em 2016 Marisa Matias conseguiu o melhor resultado de sempre do BE: ficou em terceiro lugar com 10,12% dos votos.
Fontes: Eurosondagem e Eurocampus. Relacionado: Portugal: Presidente Marcelo à partida reeleito, em 2º Ventura ou Ana Gomes cujo mandatário Pedroso é alvo, 28.out.020. ; Portugal: Presidente Marcelo à partida reeleito, em 2º Ventura ou Ana Gomes cujo mandatário Pedroso é alvo, 28.out.020. Fotos: Ana Gomes, Marcelo Rebelo de Sousa, André Ventura e Marisa Matias.