LEITURA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Editora Abysmo e Centro Cultural Cabo Verde lançam livro “Odi Marítimu” na Cidade da Praia 07 Junho 2021

A Editora Abysmo e o Centro Cultural Cabo Verde (CCCV) procedem ao lançamento de “Odi Marítimu”, de Fernando Pessoa, traduzido para cabo-verdiano, por José Luiz Tavares, na próxima terça-feira, 08, deste mês, no Centro Cultural Cabo Verde, cidade da Praia.

Editora Abysmo e Centro Cultural Cabo Verde lançam livro “Odi Marítimu” na Cidade da Praia

Conforme uma nota enviada a este diário digital, a escolha da “Ode Marítimu” para esta edição particular, é assente na relevância deste poema, no quadro do primeiro modernismo português e das suas caraterísticas performativas que o tornam perfeito para a elaboração alta dição poética em língua cabo-verdiana.

“O propósito final é dotar a língua caboverdiana de um relevante corpus poético que possa vir a constituir-se como húmus donde amanhã poderão brotar notáveis poetas cultos e eruditos, ultrapassando a natural fasquia do tradicionalismo e da oralitura”, diz a nota.

Sabe-se ainda que este poema foi traduzido em 2007, integrado numa antologia “mais vasta organizada”, pelo autor, e que iria ser publicada pela Casa Fernando Pessoa, no âmbito duma quinzena de cultura caboverdiana. “A tradução, que ora se dá à estampa não sofreu atualização para esta edição, porquanto ainda este ano, devemos editar uma alargadíssima antologia de poemas de Álvaro de Campos, e a “Ode Marítimu”, deverá ter uma nova versão”, lê-se.

A organização anuncia, desde logo, que este evento possui lotação limitada, devido às recomendações dos órgãos de saúde e, por isso, é necessário confirmar presença para cccv@cccv.pt. “A entrada é livre e o lançamento será também transmitido por direto pelo link https://fb.me/e/ivjkNMtI5.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project