NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Edil de Madrid diz que Almudena Grandes "não merece ser filha predileta" — Viúvo da escritora chama-lhe mesquinho 06 Janeiro 2022

O alcaide da capital espanhola, -Almeida, declarou em entrevista a um diáirio madrileno que a atribuição póstuma do galardão à escritora progressista é fruto de "uma debilidade da esquerda". São "declarações mesquinhas. Deveria tratar os madrilenos com mais dignidade", contrapõe o poeta Luis García Montero, viúvo de Almudena.

Edil de Madrid diz que Almudena Grandes

Abriu-se a polémica em Madrid, pouco mais de um mês após a morte da escritora Almudena Grandes, vítima de cancro aos 61 anos.

No domingo o poeta e diretor do Instituto Cervantes Luis García Montero — que esteve 30 anos casado com Almudena Grandes — falou sobre a falta de representação institucional da edilidade, em entrevista ao El País, diário onde Almudena assinava como cronista.

"Pessoalmente, não acho relevante; institucionalmente, sim. Tenho amigos do Partido Popular. Marta Rivera de la Cruz, conselheira de Cultura, esteve. Não achei nada de mais a ausência do PP porque é pouca a relação com Almudena e comigo. Muito menos ainda o Vox. Agradeci o gesto da edilidade quando o teve e apontei a falha quando não o teve", explica Montero.

Na entrevista do dia seguinte ao OKdiario, o alcaide defendeu a posição do PP, de que é porta-voz.

"Pela nossa parte, fizemos um exercício de equanimidade, e dissemos que concordamos em dar-lhe uma rua. Não concordámos foi que seja "Filha predileta de Madrid".

Presidente do governo

Pedro Sánchez interveio na polémica, ao citar Almudena Grandes : "Com o tempo compreendi que a alegria era uma arma superior ao ódio, os sorrisos mais úteis, mais ferozes que os gestos de raiva e desalento”.

Fontes referidas. Fotos: Edil de Madrid. Escritora Almudena Grandes. Poeta Garcia Montero.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project