INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EUA: Nevão no Texas já fez 50 mortos — 13 milhões sem água, sem luz ... e senador em destino turístico 19 Fevereiro 2021

O Texas é o único Estado na América continental que tem a sua própria empresa estadual de eletricidade, mas esta falhou o seu serviço nesta semana debaixo de 20 graus negativos. Mais de treze milhões de pessoas não têm água em casa, três milhões ainda estão sem luz. Morreram pelo menos meia centena de habitantes e os texanos sentem-se traídos.

EUA: Nevão no Texas já fez 50 mortos  — 13 milhões sem água, sem luz ... e senador em destino turístico

"Compreendo que as pessoas estão furiosas com isto (o apagão), mas ’vamos fazer tudo para termos a eletricidade de volta’, disse na quarta-feira o diretor-executivo da ERCOT, a maior fornecedora de eletricidade ao Texas.

Na manhã de sexta-feira, a maior parte dos 26 milhões de texanos tinha voltado a ter ligação elétrica, mas metade continuava sem acesso adequado à água.

A temperatura extrema — "como não se vê há 115 anos" — fez congelar e explodir condutas de gás ao domicílio. Agravou ainda mais a situação das famílias e algumas das mortes estão a ser atribuídas ao frio por falta de gás.

Loja de móveis abriga centenas de clientes desde terça-feira

Uma loja na capital texana, Houstin, resolveu abrir os seus grandes salões de exposição "para abrigar centenas de clentes que estavam a morrer literalmente de frio nas suas casas sem energia".

Entre as centenas de pessoas que desde terça-feira estão abrigadas num salão de exposição de móveis, uma família, casal e três filhos pequenos, conta: "Acordámos às quatro da manhã a tremer de frio. A energia elétrica foi-se, não havia gás". No dia seguinte, procuraram abrigo e encontraram-no na loja de móveis. Estão gratos, "sobretudo por causa das crianças, que nasceram no clima mais suave do Texas e estão habituadas ao frio, ao contrário dos pais" que vieram do norte frio.

Atrasos na vacinação anti-Covid

A tempestade está a contribuir para agravar a pandemia de Covid. Várias estruturas de vacinação tiveram de ser fechadas, a distribuição foi interrompida.

O Texas é um dos mais atingidos com os atrasos no programa vacinal.

Senador teve de pedir escolta ao regressar de destino turístico

Videos e fotos nas redes sociais mostraram o republicano Ted Cruz, na quarta-feira, prestes a embarcar para Cancún, México na companhia da família e outros.

Os texanos indignaram-se com essa viagem do seu representante no Senado, considerando-a "inoportuna, insensível" dada a situação vivida — a meio duma tempestade que causou destruição e mortes.

O senador em comunicado de imprensa no dia seguinte, procurou justificar-se: "Com as aulas canceladas, as nossas filhas (adolescentes) pediram para viajar com amigos. Como um bom pai, fiz a viagem ontem com elas. Mas regresso já esta noite".

Por precaução o senador — que encurtou a a viagem ao destino turístico e voou para Houston na tarde de quinta-feira — pediu escolta policial para o seu regresso a casa.

Fontes: Houston Times/Washington Post/CBS. Fotos: Filas para a água. Postos de venda de combustivel fecharam, esgotadas as reservas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project