DIÁSPORA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EUA: Feminicídio na morte violenta da cabo-verdiana Jassy Correia — Procuradora alerta sobre responsabilidade de todos 04 Mar�o 2019

A procuradora do distrito de Suffolk, Massachusetts, Rachael Collins, afirmou esta sexta-feira, 1: "Jassy (a jovem cabo-verdiana encontrada recentemente morta na bagagem de um carro nos EUA) não estava no lugar errado no momento certo. Ela estava onde todos, incluindo as mulheres têm todo o direito de estar: a celebrar o seu aniversário, numa noitada com amigos. Temos de evitar cair numa discussão sobre se devemos voltar para casa sozinhas ou quantas pessoas devemos chamar quando estamos a sair do nightclub. Só há uma coisa a fazer que é relembrar aos homens em nossas vidas que a violência contra as mulheres não é um "problema dela", da mulher. É um problema em que os homens têm responsabilidade, por si próprios, pela vida dos filhos e pela vida em sociedade, com amigos e colegas".

EUA: Feminicídio na morte violenta da cabo-verdiana Jassy Correia — Procuradora alerta sobre responsabilidade de todos

O pai de Jassy, Joaquim Correia, também entrevistado pela Boston Globe falou da filha a quem um criminoso tirou a vida, os sonhos que ela tinha para criar a pequena Gabriella, de dois anos, que era o centro da vida da jovem mãe.

A família enlutada recebeu a visita do presidente da câmara de Boston, Martin "Marty" Walsh, que visitou Cabo Verde na última semana de fevereiro.

Um alerta de rapto ao fim de quatro dias

Horas depois que a polícia lançou o alerta, veio o o anúncio do desfecho que todos temiam. Ao fim do quinto dia do desaparecimento de Jassy em Boston, as buscas da polícia resultaram na descoberta do seu corpo dentro da bagageira do carro em Delaware, a mais de mil e duzentos quilómetros do local onde foi avistada pela última vez, no domingo, 24.

A jovem filha de cabo-verdianos tinha sido vista pela última vez no domingo pouco depois da meia-noite, à saída de um clube de Boston onde festejava os seus 23 anos. Imagens CCTV, reproduzidas no site da polícia de Boston, mostram Jassy a entrar num carro, que a polícia veio a identificar como pertencente ao homicida suspeito, Louis Coleman III.

As imagens da televisão WBZ, sediada em Boston, mostram o desespero da mãe e outros familiares da jovem residentes em Massachusetts a escassos minutos por autoestrada do derradeiro local da festa de aniversário.

O irmão repete como em estado de choque a informação "encontrada em duas malas numa bagageira", que a polícia trasmitiu à família, mas que evitou partilhar em conferência de imprensa. Fotos partilhadas nas redes sociais mostram Jassy e a filha, de dois anos.

“A família está a sofrer muito”, disse Kátia de Pina, prima da Jassy, entrevistada pela WBZ acrescentando que agora ficam à “espera de justiça”.

Coleman 32 anos, engenheiro, mestre em física

A polícia de Providence deteve o suspeito em cujo carro foi encontrado o corpo da jovem.

“A polícia cercou o carro em Delaware, a mais de mil e duzentos quilómetros de Boston, a capital do estado de Rhode Island, contíguo ao de Massachusetts.

A polícia de Providence, Rhode Island, está a conduzir a investigação neste estado e no vizinho, Massachusetts, ambos na região conhecida como Nova Inglaterra. O suspeito do homicídio tem um apartamento na cidade de Providence.

A 25 News Boston entrevistou a universidade onde Coleman formou, com ’excelentes notas’. Vizinhos, o orientador do seu trabalho universitário dizem-se ’chocados’, pois que ele era um indivíduo ’simpático’, ’aberto’.

Alerta foi crucial para a descoberta

Na véspera, o departamento da polícia de Boston tinha emitido um alerta em que pedia a ajuda do público. “Logo depois de sair do ’nightclub’ Venu, Jassy Corrreia foi vista perto da 255 Tremont Street, Boston, na companhia dum desconhecido”.

A foto em captura do CCTV mostra a vítima (‘com c. de 1,75 m de altura’) e o suspeito do ‘rapto’. Seguiam-se a descrição do carro, um Nissan vermelho, e a garantia de anonimato a informantes.

Fontes: Sites institucionais/ Outras referidas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project