DIÁSPORA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EUA: Líder JPAI-Rhode Island pede que jovens da Diáspora sejam incluídos no processo de desenvolvimento de Cabo Verde 12 Setembro 2019

A Presidente da JPAI-Rhode Island-EUA pede que os jovens da diáspora sejam incluídos na estratégia de desenvolvimento de Cabo Verde. Any Almeida (foto) prepõe a realização de um Fórum com jovens da diáspora para se estudar como eles podem contribuir para o desenvolvimento do nosso país.

EUA: Líder JPAI-Rhode Island pede que jovens da Diáspora sejam incluídos no processo de desenvolvimento de Cabo Verde

A pensar nisso, a Presidente da JPAI-Rhode Island defende que Cabo Verde precisa de um Governo que tenha a juventude no centro da Governação do país, isto face a sua condição demográfica, quer no país, quer na diáspora. « Temos uma larga diáspora com jovens competentes em diversas áreas que devem ser incluídos na estratégia de desenvolvimento do país. Temos de sair da teoria e passar para a prática, porque nós na diáspora continuamos a ser cabo-verdianos e queremos ajudar a construir o nosso país, e quem sabe, algum dia regressar para ficar nele’’.

Em comunicado, Any Almeida diz que não compreende o facto da juventude não fazer parte da orgânica do Governo do MPD, com uma entidade claramente definida e com competências de conhecimento público para tutelar o sector da juventude, trabalhando uma estratégia de inclusão dos jovens da diáspora em conjunto com outras entidades do governo central e local bem como da sociedade civil. «Aliás, a elevada taxa de abstenção e a falta de participação política sobretudo nos jovens na diáspora americana é um sinal altamente preocupante para o futuro, requerendo medidas de caráter urgente. Não podemos permitir que nossos jovens se desviem a tal ponto que as futuras gerações se sintam completamente desapegadas das suas origens», destacou.

Diante de tudo isto, a JPAI-Rhode Island entende que seria oportuno provocar um Fórum com jovens quadros da diáspora para uma profunda reflexão sobre o futuro de Cabo Verde, bem como o papel e o contributo que os jovens da diáspora podem dispensar no processo de desenvolvimento de Cabo Verde. «Os jovens no exterior se preocupam com os assuntos de seu país e querem que suas vozes sejam ouvidas agora», lê-se no documento remetido a este jornal.

Visita do líder da JPAI aos EUA

Entretanto, o documento faz questão de realçar que, durante a visita que o Presidente da Juventude do PAICV, Fidel Cardoso de Pina, acaba de realizar aos EUA, a organização tive a oportunidade de desenvolver uma agenda com um programa integrado e diversificado, permitindo recolher subsídios junto de várias organizações e jovens de diversos quadrantes nos EUA. « Dos muitos aspectos abordados pela JPAI, a integração de jovens cabo-verdianos continua como um dos grandes desafios da nossa diáspora nos EUA. Os reflexos da não integração de muitos jovens comprovam que é necessário um reforço do trabalho do Governo neste domínio, em conjunto com as distintas organizações cabo-verdianos no país e na diáspora», conclui a mesma fonte.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project