MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EUA: Alfândega faz apreensão de produtos "à base de cabelos de prisioneiros muçulmanos em campos de trabalho chineses" 05 Julho 2020

Em nome dos direitos humanos, as autoridades alfandegárias dos EUA, apreenderam na quarta-feira, 1, uma carga de 13 toneladas avaliada em cerca de 800 mil dólares (c. 80 mil contos), porque "os produtos podem ter sido feitos à base de cabelos de prisioneiros muçulmanos em campos de trabalho chineses".

EUA: Alfândega faz apreensão de produtos

"A produção desses bens constitui uma violação muito séria dos direitos humanos", disse Brenda Smith, comissária assistente executiva do escritório da Proteção de Alfândegas e Fronteiras.

A atuação das autoridades aduaneiras americanas, que acontece sob o pano de fundo mais amplo que é a guerra comercial entre as duas potências económicas mundiais, pode suscitar a questão "Será que a pretexto da defesa dos direitos humanos das minorias muçulmanas na China, os Estados Unidos não estarão a jogar o seu trunfo?", de resposta decerto afirmativa.

Defesa de uigures "reeducados" na China é bandeira global

A perseguição das minorias, entre as quais os uigures, já foi reconhecida pelas Nações Unidas.

Tornou-se uma bandeira global, demonstrada em apoios de diversas organizações, como a mais recente atribuição do Prémio Sakharov a Ilham Tohti, economista e intelectual chinês da minoria uigur.

Detido há seis anos, o intelectual uigur foi condenado à perpetuidade em 2014 pela justiça chinesa por "separatismo".

...
Fontes: AFP/Reuters/...Relacionado: Prémio Sakharov atribuído a economista chinês da minoria uigur preso. 25.out.019. Fotos: (AP, Wikipedia): Alfândega de Nova Iorque, no dia 1 de julho, apreendeu 13 toneladas de extensões de cabelo — proveniente de campos de reeducação de minorias étnicas muçulmanas na China. Celebridades americanas de diversas etnicidades usam tais produtos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project