BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

ERIS decide implementar medidas de contingência a nível das farmácias comunitárias face à pandemia do novo coronavírus 27 Mar�o 2020

A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS), com base nas orientações do Governo, decidiu, num encontro realizado, no dia 23 deste mês na Praia, implementar medidas de contingência a nível das farmácias comunitárias.

ERIS decide implementar medidas de contingência a nível das farmácias comunitárias face à pandemia do novo coronavírus

O encontro referido tinha por objetivo promover uma conversa aberta, alargada e inclusiva, isto por forma a recolher o maior número de contributos necessários à emissão das orientações oficiais para o mercado farmacêutico. O intuito último é proteger a população e garantir o acesso a medicamentos e produtos de saúde de forma equitativa

“Destaca-se que no âmbito de suas atividades, bem como de suas responsabilidades, a ERIS tem seguido de perto a evolução dos acontecimentos e articulado com o Governo para o estabelecimento de medidas importantes ao bom funcionamento do mercado farmacêutico, ponderando igualmente medidas a serem implementadas, dentro do âmbito de sua atuação”, diz a entidade, em comunicado.

Refira-se que na reunião, a ERIS esteve representada pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA), Eduardo Tavares, pela Administradora Executiva responsável pela área farmacêutica, Íris de Vasconcelos Matos, pela Diretora da Direção de Regulação Farmacêutica (DRF), Lenira Centeio, e pela Técnica da DRF, Ester Oliveira.

Durante este encontro, Eduardo Tavares enalteceu a iniciativa das farmácias comunitárias e a pró-atividade demostrada pela apresentação da proposta de medidas de contingência que visam a proteção das equipas, de forma a garantir o normal funcionamento das mesmas, considerando que as Farmácias conhecem a realidade e o risco a que estão expostas. Informou ainda, que o documento está a ser analisado e que diretrizes para o funcionamento das farmácias serão disponibilizadas pela ERIS.

A ERIS promete continuar a emitir informações de sensibilização dirigida à população, incluindo orientações apelando a uma maior responsabilização das pessoas ao se dirigirem às farmácias, ao cumprimento das medidas de distanciamento social e alertando sobre o uso indevido dos EPI, além de emitir orientações técnicas específicas aos operadores, relativamente a aspetos específicos do funcionamento das farmácias, medidas de proteção a serem adotadas e informação padronizada a ser disponibilizada à população.
.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project