Crioulo

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ditados em roda 10 Janeiro 2022

Agora só a ironia ilumina os seus dias grisalhos. Cinza como este, em que os termómetros marcam 26 graus centígrados, prescritivamente abreviados 26 ºC, o espaço entre o número e os símbolos de "graus" e "Celsius" estes sem espaço. Tanta prescrição!

Ditados em roda

Onde está a liberdade? A criatividade pode ser contida entre as margens da gramática prescritiva? Mas pode haver sistema sem as margens que contêm a possibilidade de partilha? Un brasa forte, un brasinha pertòde. Partilhados pelo verbo nas ondas três-dabliú.

Isto pensa na manhã sem sol, a manhã nascente na rua que enfim descansa depois da noite de rebulício. Febre de sábado à noite que atingiu também o Faizka, que madrugada fora esteve no terraço a arrancar plantas, comestíveis e ornamentais.

"Txal p’ra la!" pensa, e escrevo-lho des-analis-ando, mas sem a devida prescrição ortográfica para o verbo e complemento. Deixa-o! Laisse-lui faire! Free her to be wild. é feminino aqui e também, caso raro, no NeoLatino-Mundi.

Queres subir e salvar as plantas?, perguntou-se. Sei-o, porque mo disse Nita. O mesmo que decidir se deixaria o vale dos lençóis e enfrentaria a chuvinh abrufa. "Ken kre ta bai, ken ka kre ka ta bai".

Quem quer vai, quem não quer manda”. Este o preceito que a Nita retoma esticando-o para abraçar o novo contexto.

O original guarda-o, obtido na infância vivida na roda da barra da saia da avó Nininha, de quando o marido arranjou a rapariga do bairro dos subúrbios, ela sabia que o destino das mulheres da família a tinha agarrado.

Bem que ela podia fazer como ouvira certa vez a avó dizer à filha. Para fechar os olhos, fazer de conta que não era nada.

Que os homens são vira-latas, será esta a expressão justa de “katxor de rua” na língua escrita.

Mas como todo o aventureiro, Ulisses voltará à casa no fim da voluntareza.

Preceitos de boca a ouvido transmitidos ao longo do fio da história. Constructo desde a aurora da língua gerada no desterro — de Vindos d’África e demais partes das sete partidas do mundo. Chegados aqui não só pretos e brancos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project