ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Descida de Cabo Verde no Índice Ibrahim mostra que governança inspira cuidado e sofre ataque de alguns vírus – Presidente da República 25 Janeiro 2023

O Presidente da República, José Maria Neves, disse hoje, em São Filipe, ilha do Fogo, que a descida de Cabo Verde no Índice Ibrahim mostra que a governança inspira cuidado e está a sofrer o ataque de alguns vírus.

Descida de Cabo Verde no Índice Ibrahim mostra que governança inspira cuidado e sofre ataque de alguns vírus – Presidente da República

Segundo a a Inforpress, o Chefe de Estado, que se encontra na ilha do Fogo para encerramento do programa do centenário da elevação de São Filipe à categoria de cidade, questionado pelos órgãos da comunicação social sobre a descida do país no Índice Ibrahim, avançou ainda a necessidade de eliminar o vírus para Cabo Verde não continuar a descer, ainda mais, no ranking da boa governação.

Tem havido uma descida, nos últimos anos, de Cabo Verde no ranking de governação. São pequenos vírus que vão silenciosamente corroendo os pilares da governabilidade e da boa governança e todos têm de cuidar melhor da governança do país”, disse José Maria Neves, observando que quando diz todos está a referir-se aos órgãos da soberania, às autarquias locais, partidos políticos e todos os elementos do sistema de governança democrática.

Para o Presidente da República, o próprio ranking vai indicando alguns elementos, designadamente a participação política, defendendo que é “importante” que se crie espaços que garantam a participação e ingerência dos cidadãos na governabilidade.

Todos têm de cuidar para que tenhamos um ambiente de maior diálogo e cooperação entre os órgãos da soberania, entre o Governo e as autarquias locais para o bem dos cidadãos”, disse, segundo ainda a Inforpress, o Presidente da República, para quem é preciso estar mais atento e dialogar e cooperar mais e ter uma perspectiva de realização do bem comum.

Recorde-se que Cabo Verde desceu para a quarta posição do Índice Ibrahim de Governação Africana (IIAG) de 2020 entre 54 países avaliados pela Fundação Mo Ibrahim.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project