DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid no Reino Unido: 41 mortes evitáveis sem Liverpool x A. Madrid, conclui relatório 28 Maio 2020

Milhares de adeptos do Atlético de Madrid viajaram para o ’derby’ com o Liverpool de 11 de março — a contar para os oitavos de final da Liga dos Campeões —, não obstante o severo surto de Covid-19 que já se registava na capital espanhola. Agora dois meses e meio depois, um relatório de investigação sugere que os madrilenos são os culpados dessa "imprevidência que causou mais de 40 mortes evitáveis".

Covid no Reino Unido: 41  mortes evitáveis sem Liverpool x A. Madrid, conclui relatório

O relatório baseado em dados do SNS britânico divulgado hoje — 4ªfª, 27, dia em que o Reino Unido regista mais de 267 mil casos confirmados e mais de 37 mil óbitos, quase o triplo relativamente a 11 de março — dá conta que o jogo a contar para a Taça da Europa em 11 de março levou a quarenta e uma mortes evitáveis e indiretamente a milhares de outras.

As mortes ocorreram entre os 25 e 35 dias após o jogo, concluiu o grupo de investigadores ligados às universidades London Imperial College e Oxford.

Escandaloso, incompreensível, diz presidente de Liverpool

O autarca de Liverpool, Steve Rotheram, em depoimento à BBC, expressou indignação: "É escandaloso haver pessoas que contraíram o coronavírus num evento desportivo que não deveria ter-se realizado".

O presidente do município do noroeste da Inglaterra pediu uma investigação ao que considera de "incompreensível", a autorização dada para a viagem de três mil adeptos quando os jogos em Espanha eram já realizados à porta fechada.

Incompreensível se nos ativermos à pura racionalidade, um conceito que muitas vezes escasseia pelos lados da paixão do futebol de massas. Ainda mais quando se trata de um jogo a que se atribui grande importância, como esse derby/dérbi dos oitavos de final da Liga Europa. 11 de março a coincidir com a data fatídica dos atentados de Madrid, com mais de duas mil vítimas em 2004.

Admira que os adeptos dum lado e outro tenham deixado de lado as questões de segurança e saúde quando as entidades do Estado não cumpriram o seu dever?

Fontes: Sunday Times/BBC/El País. Fotos: Evento desportivo em 11 de março levou a quarenta e uma mortes evitáveis e indiretamente a milhares de outras, conclui estudo do SNS britânico. Os adeptos do Atlético de Madrid (de negro) "incompreensivelmente" viajaram para a Inglaterra quando em Espanha já eram proibidos os jogos com público.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project