INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19 no Afeganistão: Infeções atingem 1/3 da população e 1 em 2 na capital — diz ministro da Saúde 06 Agosto 2020

Dez milhões de afegães — quase um terço dos mais de 30 milhões da população — foram infetados com o coronavírus, segundo estimativas publicadas esta quarta-feira pelo Ministério da Saúde do país que regista 36.829 infeções e 5.895 óbitos. Um valor abaixo dos números reais, segundo o ministro Ahmad Jawad Osmani.

Covid-19 no Afeganistão: Infeções atingem 1/3 da população e 1 em 2 na capital — diz ministro da Saúde

O ministro da Saúde, Ahmad Jawad Osmani, garantiu, ao apresentar os resultados do estudo apoiado pela OMS, que confia nas estimativas de que um em cada três habitantes se encontram infetados e que é baseado nelas que o ministério traçará o seu plano de combate para a segunda vaga de Covid-19 que o país espera chegar em início de outubro.

O estudo consistiu em testes sobre anticorpos realizados em cerca de dez mil pessoas em todo o país.

Primeiro caso veio do Irão

Entrou março, o país estava livre de Covid-19. Mas no dia 7 registou-se o primeiro caso com um dos milhares de emigrantes repatriados do vizinho Irão — o país mais atingido pelo vírus na região do médio-oriente.

Duas semanas depois, o Afeganistão atingia os 281 casos e seis óbitos. Destes, 199 respeitavam à província de Herat, que faz fronteira com o Irão.

Talibãs dizem estar mais preparados para combater o vírus

A pandemia chegou ao país que há mais de quarenta anos deixou de ter paz. Primeiro, foram os soviéticos que ocuparam o país em 1979. Depois, os americanos, que em épocas sucessivas voltaram para "libertar" os afegães — primeiro do comunismo, depois das ondas sucessivas de radicalismo islâmico, do Al-Qaeda, dos Talibãs ...
— -
Fontes: AFP. Foto: Na capital afegã, Cabul/Kabul, onde metade da população estará infetada, segundo estimativas do MS, a desinfeção periódica por camiões tornou-se a regra.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project