ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid - 19 em Cabo Verde: Pandemia continua na Praia com registo de mais 9 casos positivos 25 Maio 2020

Cabo Verde registou, hoje, mais 9 casos positivos de Covid - 19 no Concelho da Praia. Para observadores atentos, estes dados revelam que ainda não há um sinal claro de que a pandemia já entrou numa fase de curva descendente na Capital, cujo estado de emergência está prestes a terminar. O país soma agora 380 casos confirmados de novo coronavírus, com três óbitos e 155 doentes com a saúde recuperada.

Covid - 19 em Cabo Verde: Pandemia continua na Praia com registo de mais 9 casos positivos

O vírus causador de Covid -19 continua a propagar-se pelos bairros da Praia. É que este domingo registou-se mais nove casos positivos no concelho, que passa a contabilizar 313 infetados de um total de 321 da ilha de Santiago, cujo estado de emergência termina no dia 29 deste mês.

Para observadores atentos, esses novos dados indicam que ainda não há um sinal claro de que a pandemia já entrou numa fase descendente na Capital, considerado como o epicentro da doença em Cabo Verde.

No tocante aos 9 casos de hoje, o Ministério da Saúde e da Segurança Social informou que resultaram dos exames realizados no laboratório de virologia do dia 23 de Maio de 2020, num total de 104 amostras diagnosticadas. Que das 85 da Praia, 9 deram resultados positivos e 76 negativos, incluindo 13 de doentes em seguimento.

Segundo a mesma fonte, tiveram também resultados negativos uma amostra do Tarrafal de Santiago, quatro do Hospital Baptista de Sousa no Mindelo, três do Hospital Ramiro Figueira do Sal e uma do Hospital São Francisco de Assis do Fogo. Ficaram dependentes mais três amostras.

Referindo-se à cura dos internados, o Ministério da Saúde e da Segurança Social revelou que o Concelho da Praia conta com mais 13 casos recuperados, passando o total de recuperados nesse Município para 97. Já o país contabiliza neste momento 380 casos acumulados de COVID-19, 155 recuperados e 3 óbitos. «Os doentes com infeção ativa, continuam em isolamento e com evolução favorável, com exceção de um doente que está em estado grave», destacou.

O MSSS reforça o apelo para que as pessoas fiquem em casa e tomem os devidos cuidados para evitar a propagação do COVID19. «Informamos que, na Praia, continuam a ser realizado testes rápidos gratuitos para deteção de anticorpos, em diversos bairros do Concelho», lê-se no comunicado a que este jornal teve acesso.

Com os 9 casos positivos deste domingo, Cabo Verde passa a contabilizar um total de 380 casos acumulados de novo coronavírus: Santiago 321 (Praia 313; São Domingos 04, Tarrafal 02; Santa Cruz 02), Boa Vista 56 e São Vicente 03. O país soma três óbitos: um inglês de 62 anos na Boa Vista e dois nacionais (uma mulher de mais de 60 anos e um homem de 65 anos), todos da Praia. Pelo menos 155 doentes já estão curados.

Mais de 5 milhões de infetados no mundo

A nível mundial, a pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 342.295 pessoas e infetou mais de 5,3 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 11h00 deste domingo, baseado em dados oficiais.

De acordo com os dados recolhidos pela agência France-Press (AFP), há mais de 5.327.680 infetados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro, na cidade chinesa de Wuhan. Pelo menos 2.066.300 são este domingo considerados curados.

A AFP alerta que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, já que um grande número de países está a testar apenas os casos que requerem tratamento hospitalar.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project