ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19/Santiago: Autarcas congratulam-se com medidas de prevenção anunciadas pelo Governo 27 Mar�o 2020

Os presidentes de câmaras municipais da ilha de Santiago congratularam-se hoje com as medidas de prevenção do novo coronavírus (Covid-19) anunciadas pelo Governo, e asseguraram que o mesmo tem agido bem até o momento.

Covid-19/Santiago: Autarcas congratulam-se com medidas de prevenção anunciadas pelo Governo

“Enquanto Associação dos Municípios de Santiago (AMS), queremos mais uma vez mais congratularmos com a medida do Governo, e até o momento o Governo tem agido bem. É assim que vamos combater essa doença, agindo na prevenção, tomando medidas duras. Mas, agindo desta forma acreditamos que vamos vencer esta guerra”, congratulou-se o presidente da AMS, Clemente Garcia, que falava em nome dos demais autarcas.

Com execepção dos presidentes de câmaras municipais de São Miguel, Praia e Ribeira Grande de Santiago os demais estiveram reunidos hoje, nos Paços do Concelho de Santa Catarina, em uma reunião extraordinária da AMS.

Estiveram sobre a mesa a questão do reforço das medidas de prevenção da Covid-19, assim como analisar e avaliar o estado de implementação dessas medidas nos diversos municípios da ilha de Santiago.

Nesse sentido, a mesma fonte assegurou que todos os municípios de Santiago, vão igualmente reforçar as medidas locais visando cumprir as directrizes do executivo sobre esta pandemia.

Aliás, o também presidente da Câmara Municipal de São Domingos defendeu que é desta forma que se vai vencer esta luta, tendo em conta que o que está em causa é saúde pública.

“Cumprindo essas medidas, não só estaremos a proteger a nossa saúde, mas a saúde de todos os nossos irmãos cabo-verdianos”, vincou o autarca.

Na ocasião, aproveitou para apelar aos munícipes e a toda a população cabo-verdiana para cumprirem à risca essas medidas de prevenção de combate ao covid-19, assegurando, que essa “guerra” só será vencida se todos agirem na prevenção e reforçando mais medidas.

Por isso, aconselhou de forma pedagógica a todos para “ficarem em casa”, tendo em conta que o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou hoje que os salários estão assegurados.

O chefe do executivo anunciou hoje situação de risco de calamidade no país e mandou encerrar, de 27 de Março até 17 de Abril, todos os serviços e empresas públicas, reforçando assim as medidas de combate à Covid-19. De igual modo ficam proibidas todas as ligações aérea e marítima para transporte de passageiros a qualquer ilha de Cabo Verde.

A este propósito, informou que os serviços das câmaras municipais vão estar encerrados a partir desta sexta-feira,27, e que vão funcionar somente os serviços “essenciais”, mormente serviços de Protecção Civil, Delegacia de Saúde, e mercados municipais, mas com número reduzido de vendedeiras.

“Estamos num momento inédito no país e na nossa geração nunca tínhamos assistido essas medidas, mas compreensíveis”, sublinhou, destacando a colaboração da população nessa “guerra” que disse ser “de todos”.

Além de isentar pagamentos de senhas aos condutores, Clemente Garcia admitiu ainda a possibilidade dos municípios aplicarem isenções nas demais taxas municipais.

Relativamente aos serviços de promoção social, garantiu que estes vão estar abertos e cada município vai dar “atenção espacial” aos casos pontuais para que as mais necessidades possam ter respostas atempadas das autoridades.

Todos os nove municípios da ilha de Santiago – Praia, Ribeira Grande de Santiago, São Domingos, Santa Catarina, São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos, Santa Cruz, São Miguel e Tarrafal – têm em marcha as medidas de prevenção e sensibilização, no âmbito do plano de contingência nacional e controlo da Covid-19. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project