NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19: Paciente infetado e em isolamento na Praia terá tentado suicídio 23 Maio 2020

É crescente o número de pessoas encaminhadas para o Hospital da Trindade para apoio psicológico, devido à covid-19.O último caso de transferência para o Hospital Psiquiátrico ocorreu na quinta-feira, quando um paciente, em isolamento, terá tentado o suicídio, alegadamente por ingestão de medicamento.

Covid-19: Paciente infetado e em isolamento na Praia terá tentado suicídio

O paciente em causa terá entrado para o isolamento, levando na bagagem comprimidos que mais tarde viria a ingerir. Depois de socorrido, os técnicos decidiram pela sua transferência para o Hospital da Trindade onde viria a receber cuidados psicológicos.

Questionado pela pertinência de um psicólogo nos locais de isolamento, ou mesmo na equipa de recolha, o Diretor Nacional da Saúde desdramatiza a situação.“Em relação aos centros de isolamento que nós temos na Praia, há visitas regulares de psicólogos que fazem visitas a esses centros e prestam apoio. Das mais de 200 pessoas que estão em isolamento, o funcionamento é normal, não há situações dessa natureza, a não ser pontualmente como é o caso concreto. Mas são duzentas e tal pessoas em internamento, em situação psicológica complicada, esta doença está a afetar psicologicamente o mundo inteiro. Nós temos é que ter o discernimento necessário para enfrentar a situação e ver que, de facto, essas situações podem acontecer. E quando acontecerem tomarmos as medidas para minimizarmos esses efeitos psicológicos que podem colocar em causa a saúde da pessoa», disse Artur Correia.

A notícia da alegada tentativa de suicídio em local de confinamento surge duas semanas após o anúncio do uso de álcool por doentes com covid-19. Ainda assim, o Diretor Nacional de Saúde confirma que, na altura, medidas foram tomadas para evitar a entrada de material suspeito nos locais de confinamento.

“Desde que apareceu esse caso pontual de que se falou, a vigilância foi reforçada para tentar prevenir essas situações. Mas, insisto, foi um caso pontual”.

O Hospital psiquiátrico tem recebido para apoio psicológico, pacientes encaminhados dos locais de isolamento. Mas tem recebido também pessoas confinadas, algumas até encaminhadas através da linha verde como, de resto, a RCV apurou junto àquele estabelecimento hospitalar. Para Artur Correia esta é uma situação normal em situação de pandemia.

“Fala-se muito dos efeitos do confinamento a nível da saúde mental das pessoas. Isso é verdade, afeta todo o mundo. Há pessoas que seguem o confinamento à risca, e muito bem, acho que deve ser assim. Mas, há pessoas que ficam afetadas mentalmente, psicologicamente e que precisam de algum apoio. Os serviços de saúde estão lá para apoiar no que for necessário.”

Na conferência de imprensa de hoje o Diretor Nacional de Saúde confirmou 6 novos casos da covid–19 em Cabo Verde, todos no concelho da Praia. Artur Correia assinalou o regresso a casa de mais 35 pacientes que receberam alta esta sexta-feira, também na cidade da Praia. A Semana com RCV

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project