AMBIENTE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19: Guarda Costeira já realizou 11 missões no transporte de testes e avistou 70 navios 06 Abril 2020

A Guarda Costeira já efectuou 153 horas em transporte logística, sobretudo das amostras dos testes do novo coronavírus (covid-19) e dos kits para a capital, que resultaram em 11 missões, e avistou 70 navios, dos quais 63 investigados.

Covid-19: Guarda Costeira já realizou 11 missões no transporte de testes e avistou 70 navios

Segundo a Inforpress, o major-general das Forças Armadas, Anildo Morais, ao fazer o balanço de uma semana do estado de emergência, face a prevenção ao novo coronavírus, anunciou a criação de uma força composta por 20 elementos da 1ª Região Militar e 42 da 3ª Região Militar para apoiar as autoridades locais na ilha da Boa Vista no isolamento dos hotéis Rio Caramboa e Palace, onde foram detectados os primeiros casos positivos no País.

Esta força, revelou, tem ainda o papel de apoiar a o Serviço Nacional de Protecção Civil e de mais autoridades na fiscalização, sensibilização e controlo das medidas definidas para fazer face à pandemia, reforço à polícia marítima em diversos municípios, e da Policia Nacional na manutenção da ordem e segurança, através de patrulhamento urbano apeado e motorizado.

As Forças Armadas têm ainda desempenhado um papel nesta luta,na montagem dos perímetros de segurança, dos pontos de controlo de viaturas e campanhas de sensibilização, interdição e segurança dos hotéis de quarentena em São Vicente e Cidade Praia, campanha de desinfecção e apoio em acções sociais a instituições, como câmaras municipais, em diversas ilhas.

Segundo o chefe do Estado-Maior, as Forças Armadas estão no terreno com a participação efectiva de todas as três regiões militares, Comando da Guarnição do Estado Maior, Unidades de Operações Especiais e serviços de Saúde, envolvendo um total de 486 militares.

A Guarda Costeira, adiantou, tem colaborado no controlo e fiscalização do tráfico marítimo e outras actividades marítimas com todos os meios operacionais disponíveis, tanto marítimos como aéreos, num total de 108 militares desta área, tendo já realizado, em parceria com a Policia Marítima, 516 horas de navegação, dos quais 379 em patrulhas efectivas.

Explicou que desde o início da pandemia foi criada uma Equipa de Crise para fazer face a situações que possam apresentar diante das operações neste combate, que passa pela colocação de todas as unidades em estado de alerta.

Segundo ainda a Inforpress, do rol das medidas, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas anunciou ainda a implementação do reforço das medidas de prevenção e higiene individual e colectiva, a suspensão de todas as actividades que envolvam a aglomeração desnecessária dos militares, o reforço das “normas dessegurança” e restrições de acesso às unidades militares.

Declarou ainda que as Forças Armadas contam com as suas unidades prontas a cooperar com as forças e serviços de segurança, e colaborar com as entidades civis no âmbito do apoio sanitário, aprovação das regras de empenhamento e difusão das informações e sensibilização.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project