REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19 : Cientistas recriam em 3D as 27 proteínas que compõem o Sars-coV-2 06 Abril 2020

Os especialistas garantem que estudar estas proteínas é fundamental para a formulação de fármacos para tratar o novo coronavírus, causador da doença da Covid-19 que está a matar milhares de indivíduos em todo o mundo.

 Covid-19  : Cientistas recriam em 3D as 27 proteínas que compõem o Sars-coV-2

São 27 o número de proteínas que integram a estrutura do Sars-coV-2 e estudá-las têm sido a prerrogativa de uma equipa de investigadores norte-americanos, conforme avança um artigo publicado na revista Galileu.

O grupo de cientistas do Centro de Genómica Estrutural de Seattle para Doenças Infecciosas e do Laboratório Nacional do Noroeste Pacífico, nos Estados Unidos, afirma que é imperativo analisar a estrutura 3D dessas proteínas de modo a desenvolver medicamentos capazes de combater o vírus.

Leia Também: Covid-19. Cientistas descobrem medicamento que poderá bloquear o vírus

Tal deve-se ao facto dessas moléculas serem responsáveis por entrar em contato com as células humanas, invadi-las e destruí-las, explica a Galileu.

Notícias ao Minuto© Pacific Northwest National Laboratory

"Necessitamos de perceber melhor o papel que cada uma [dessas proteínas] desempenha ao permitir que o vírus ’rapte’ as células hospedeiras humanas e as replique", disse o investigador Garry Buchko, num comunicado partilhado com a imprensa.

Como forma de identificar essas proteínas, os cientistas recorreram à cristalografia de raios-X, que origina um registo ao nível atómico, e à técnica de espectroscopia de ressonância magnética nuclear.

Para os cientistas apurar como essas proteínas, moléculas e estruturas operam contribui para a possibilidade de desenvolvimento de tratamentos mais adequados e eficazes, ou até a criação de uma possível contra uma série de patógenos.

A revista Galileu, salienta que Buchko e outros investigadores já ajudaram a criar drogas farmacológicas contra o Ébola e a tuberculose, por exemplo.

Os cientistas unem assim todas as informações recolhidas durante análises minuciosas e criam a estrutura do novo coronavírus em 3D. "O nosso trabalho atual, a nossa esperança é de que outros investigadores consigam utilizar as nossas descobertas para o design de medicamentos", concluiu Garry Buchko. Fonte: NM; Foto: Pacific Northwest National Laboratory

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project