ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid- 19: Cabo Verde regista mais 12 casos suspeitos e pessoas não cumprem quarentena 10 Abril 2020

Cabo Verde regista, esta quinta-feira, mais 12 novos casos suspeitos de Covid-19, abrangendo as ilhas de S.Vicente, Boa Vista, São Nicolau, Fogo e Santiago. Mas o destaque vai para a cidade do Mindelo com um total de oito novos casos, sendo cinco dos quais envolvendo profissionais de saúde do sector público e privado. Mas há ainda um fato novo: muitas pessoas que saíram recentemente da quarenta obrigatória nos hotéis não estão, segundo o Ministério de Saúde, a respeitar as instruções das autoridades sanitárias e o Estado de Emergência em vigor no país.

 Covid- 19: Cabo Verde regista mais 12 casos suspeitos e pessoas não cumprem quarentena

Os dados referidos foram avançados pelo Diretor Nacional de Saúde, na conferência diária, realizada esta tarde, na Praia, para falar da evolução da doença em Cabo Verde. Dos 12 novos casos suspeitos de hoje, Artur Correia precisa que oito são de S.Vicente, sendo cinco dos quais referem a profissionais de saúde: quatro do Hospital Baptista de Sousa e um outro de um contactante de uma clínica privada local. Os restantes estão assim distribuídos: um caso de Boa Vista, um de São Nicolau ( caso da criança evacuada), um da Cidade Velha de Santiago e um outro da ilha do Fogo.

Detendo-se sobre este último novo caso, Artur Correia revela tratar-se de uma pessoa idosa, que teria tido contado, há mais de sete dias, com alguém que chegou do exterior. Este paciente é da localidade de Fonte Aleixo do Concelho de Santa Catarina e está isolado em quarentena, cujas amostras já chegaram à Praia para despiste.

No tocante aos testes inconclusivos na Praia, o Diretor Nacional de Saúde anuncia que foram repetidos, na manhã de hoje, podendo os resultados serem conhecidos, nesta sexta-feira,10.

Artur Correia aproveita a ocasião para chamar a atenção de algumas pessoas que saíram recentemente da quarentena em vários hotéis de Cabo Verde e que não estão a respeitar as instruções das autoridades sanitárias e o Estado de Emergência em vigor no país. Apelou à Polícia Nacional para reforçar a fiscalização de todas essas pessoas, obrigando-as a ficarem confinadas em casa. “Que cumpram com as responsabilidades de cidadania, que é de ficarem confinadas nas suas residências, obedecendo o máximo possível, porque é muito importante, sobretudo, para as pessoas que vêm do exterior”, aconselhou o DNS citado pela Inforpress, lembrando às mesmas pessoas que este sacrifício é para o bem e a saúde de todos os cabo-verdianos.

É de recordar que Cabo Verde já registou, até esta quinta-feira, sete casos positivos do novo coronavírus: quatro na ilha da Boa Vista, dois na cidade da Praia e um em São Vicente. Entre os quatro casos positivos contabilizados na ilha da Boa Vista, um resultou em óbito, um cidadão inglês de 62 anos.

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, declarou o estado de emergência no País, devido à pandemia Covid-19, com duração de 20 dias, das 00:00 do dia 29 de Março, até 24:00 do dia 17 de Abril.

Evolução da pandemia

Conforme o balanço global de hoje, o novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infectou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 89 mil infetados.

Dos casos de infecção, cerca de 312 mil são considerados curados.
Em África o Covid-19 já provocou 572 mortos e há o registo de 11.400 casos em 52 países, enquanto 1.313 pessoas já recuperaram, de acordo com os mais recentes dados sobre a pandemia no continente negro.

A Europa contabiliza mais de 787 mil infectados e mais de 62 mil mortos. É o continente onde se regista o maior número de casos.

Depois de surgir na China, em Dezembro, o surto do novo coronavírus espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project