POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Comissão Política Regional do MpD em Santo Antão contesta críticas da CPR-SA do PAICV 12 Fevereiro 2019

A Comissão Política Regional do Movimento para a Democracia (MpD) de Santo Antão acusou hoje, em comunicado, os dirigentes locais do PAICV de “desonestidade intelectual” no tratamento da questão da mitigação dos efeitos da seca.

Comissão Política Regional do MpD em Santo Antão contesta críticas da CPR-SA do PAICV

O deputado Adilson Fernandes, presidente da Comissão Política Concelhia do MpD no Paul, que assina o documento, disse ter constatado “a saga persecutória do maior partido da oposição relativamente ao programa de mitigação da seca e do mau ano agrícola”.

É que, no entender de Adilson Fernandes, essa é uma situação que “deveria servir para unir a classe política na procura das medidas assertivas para atenuar os seus efeitos, ao invés de ser utilizada como arma de arremesso político”.

Adilson Fernandes defende que o plano de emergência, para reparar os estragos causados pelas chuvas torrenciais de Outubro 2016, foi implementado com sucesso mas o PAICV tentou “sem êxito, manchar a imagem e o bom nome do governo junto dos nossos parceiros de desenvolvimento que financiaram o referido programa”.

O político do MpD refere, também, à maneira como o Governo enfrentou “em 2017/2018, a mais severa seca das últimas quatro décadas, de forma estruturada”, concebendo e implementando “medidas excepcionais” para atenuar os efeitos da seca e do mau ano agrícola, nomeadamente, através de acções de salvamento do gado, gestão e abastecimento de água e criação de emprego.

Adilson Fernandes afiança que “no quadro do Orçamento de Estado para 2019, o Governo tomou um conjunto de medidas de incentivo fiscal”, para debelar os efeitos da seca “seguindo uma abordagem pragmática e assertiva, consubstanciada numa filosofia de intervenção diametralmente oposta a filosofia assistencialista e populista outrora implementada durante a governação do PAICV”.

“O PAICV-SA e o seu líder regional revelam uma desfaçatez e falta de respeito pela inteligência dos santantonenses” afirma Adilson Fernandes referindo a uma afirmação atribuída àquele líder partidário, segundo a qual “o programa de rendimento social de inclusão (RSI) iniciou sem critérios claros de selecção e sem nenhum mecanismo de seguimento dos beneficiários”.

“Nada mais falso!”, garantiu o político, explicando que o RSI é “uma medida de política definida no Programa do Governo que estabelece como uma das prioridades o combate à pobreza extrema e a melhoria das condições de vida dos Cabo-Verdianos”, adiantando que “cerca de 153 famílias na ilha de Santo Antão foram contempladas, sendo que cada uma das famílias recebeu cerca de 33 mil escudos referentes ao período de Julho a Dezembro de 2018”.

O comunicado do MpD desmente, por outro lado, as acusações e críticas constantes do comunicado divulgado pela CPR-SA do PAICV, nomeadamente no que toca à questão do desengajamento do POSER do transporte escolar, bem como à diminuição de bolsas de estudo.

É que, conforme explica o documento do MpD, no que toca a bolsas de estudo “este ano verificou-se um aumento exponencial de 600 para 1300” e no tocante ao transporte escolar o Governo aumentou as verbas destinadas às câmaras municipais, por exemplo, “de 800 contos para quatro mil contos anuais somente no município do Porto Novo”.

A ausência de sinal da RTC que será resolvida a breve trecho com a implementação do projecto da Televisão Digital Terrestre (TDT), o relacionamento e a forte parceria entre o Governo e as câmaras municipais, a implementação de obras como a requalificação urbana, a habitação social, a requalificação de orlas marítimas e o desencravamento de localidades bem como a dotação de mais recursos aos municípios são alguns dos aspectos que Adilson Fernandes considera serem ganhos conseguidos com a actual governação do país, em oposição às críticas do PAICV. A Semana/Inforpress.

Os artigos mais recentes

25 Apr. 2019
RADAR
Favelas para todos?

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project