NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Classe médica de luto: Morreu o pediatra e escritor Arsénio de Pina 24 Novembro 2022

A classe médica cabo-verdiana está de luto com o falecimento, nesta quarta-feira, do médico e escritor Arsénio Firmino de Pina, aos 87 anos de idade, em Lisboa -Portugal, onde residia, a par da cidade do Mindelo que sempre frequentava - ali fundou o famoso PMI-PF e trabalhou vários anos como pediatra. Natural de São Nicolau, que também chora a sua morte na sequência de doença prolongada, foi um dos distintos colaboradores do jornal A Semana.

Classe médica de luto: Morreu o pediatra  e escritor Arsénio de Pina

Dos vários contatos que manteve com este jornal na qualidade de cronista assíduo, deixou a imagem de um homem de trato fino. Arsénio de Pina era, no entanto, rigoroso nas suas comunicações e observações. Crítico frontal, sabia discordar com a elevação e humildade, mas respeitando sempre a ideia dos outros.

Sempre acompanhado da sua esposa, era gratificante a conversava que matinha com o jornalista do A Semana e pessoas amigas, principalmente no histórico Café Royal da Rua de Lisboa, sempre que regressava alegre de Portugal.

Nos últimos tempos da sua vida, Arsénio Firmino de Pina dedicou intensamente ao trabalho intelectual. Junto com vários académicos de Mindelo, desempenhou um papel importante, com a publicação de vários trabalhos de investigação e não só, na revista da Academia de Estudos Comparados, que teve como principal impulsionador o falecido escritor e também médico João Vário.

Publicou vários livros, além de manuais e textos da sua especialidade. São os casos de: Uli-me li!; Fi d’cadon; Você Falou em Economia de Bazar?; Mania de Pensar;”O cérebro, esse Órgão Perigoso”; Coisas do Djunga!...; Quel Canapê de Tr3s Pê; Reflexões e Factos Diversos.

Conforme vários registos, o nome de Arsénio Firmino de Pina está ligado à história recente da saúde em Cabo Verde. Enquanto militante da independência de Cabo Verde, quer na clandestinidade em Portugal, quer no arquipélago, Arsénio Firmino de Pina foi, juntamente com outros colegas, responsável pela montagem e implementação do sistema de planeamento familiar, através do famoso “PMI/PF” (Programa Materno Infantil-Planeamento Familiar), na ilha de São Vicente em 1977. Um programa que, perante o seu sucesso, foi estendido em todas as ilhas de Cabo Verde.

O coletivo do jornal A Semana aproveita para apresentar as suas sentidas condolências à família de Arsénio Firmino de Pina. Enfim, morreu o homem, mas a sua obra continua para sempre.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project