A tempestade Ciáran (lê-se: kírã) está também a ser associada ao sismo de quinta-feira 2, que atingiu a aldeia de Quaking Houses, no condado de Durham, Inglaterra. Esse terramoto registado à uma da manhã (menos duas horas em Cabo Verde) teve a magnitude de 1.3, segundo o BGS-Observatório Geológico Britânico.
Tempestade? Segundo os meteorologistas "Ciáran não é um furacão, mas o seu impacto será muito parecido em termos de vento". Em França, registaram-se em Granville 181 kmph (quilómetros por hora), na Pointe de Lutz 207 kmph.
Recordes históricos de ventanias, em média de 180 kmph, a que se atribui a maioria das dez mortes declaradas em Itália hoje e em França, Países-Baixos, Bélgica, Reino Unido, Alemanha e Espanha até à meia-noite de quinta-feira.
As ventanias ditaram também a ordem de retirada de habitantes nas ilhas do Canal entre a França e a Grã-Bretanha. Quarenta pessoas tiveram assim de deixar as suas casas batidas por ventos de 167 kph, na ilha de Jersey.
As autoridades deram ordem para fechar mais de trezentas escolas no sul da Inglaterra onde o alerta para a tempestade atingiu o nível 5, o grau mais alto.
Voos rápidos
A velocidade das massas de ar da depressão Ciarán — de tão elevadas — reduziu a duração das viagens dos Estados Unidos para o Reino Unido: uma hora e meia mais rápidas.
.....
Fontes: BBC/Telegraaf.nl/L’Ouest.fr/Lusa/... Fotos: Ventanias como um furacão. Derrube de árvores em Portugal onde se registam mil e noventa chamadas à Proteção Civil, mas sem impacto sobre pessoas. Denominada Ciáran (que se lê "kírã" e é um nome próprio, praenomen, masculino tradicional no gaélico, a cultura e língua materna irlandesa), a tempestade também trouxe inundações no ocidente europeu. Segundo a BBC esclarece, Ciáran é o nome próprio do meteorologista irlandês associado à previsão desta tempestade.