INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

China: "A tua família está a ser reeducada"— Xi criou campos de detenção para minorias étnicas 18 Novembro 2019

O ’New York Times’ publicou no domingo, 17, documentos secretos que revelam como o governo de Xi Jinping está a ’reeducar’ as minorias étnicas, em especial os uigures, a minoria muçulmana que está no foco — sobretudo desde o Prémio Sakharov atribuído, há três semanas, ao economista Ilham Tohti condenado à prisão perpétua.

China:

Os agentes da polícia, os funcionários na província de Xinjiang foram treinados para dar respostas aos estudantes de regresso à casa vazia, pois os familiares foram levados para campos governamentais.

"A tua família está a ser reeducada" é uma das frases que o diário novaiorquino destaca no documento ultra-secreto (foto) que está a ser revelado ao mundo.

O governo central teme a capacidade de mobilização, via social-media, por parte dos estudantes das minorias, sobretudo os de confissão muçulmana.

Assim, o livro de instruções de mais de quatrocentas páginas ensina como lidar com cada uma das questões que o estudante de regresso à casa na província de Xinjiang fará ao encontrar a casa vazia.

O estudante "deve ser de imediato enquadrado" para que ele não se perturbe nem crie perturbações quando se deparar com a casa vazia e perguntar "Onde está a minha família?"

A resposta está no manual: "A tua família está numa escola profissional paga pelo governo". Se o estudante continuar a fazer perguntas, o funcionário deve deixar claro que "eles não estão presos" mas que "só sairão quando terminar o treino".

Caso o estudante insistir em não aceitar a situação, o agente deve responder de forma a fazer entender a ameaça latente: "A atitude do estudante pode prejudicar os seus familiares, que podem ter por isso de ficar mais tempo no treino".

"São escolas profissionais", diz Partido

Alvo de críticas internacionais, o partido-único que há décadas governa a República Popular da China nega ter campos de detenção. "São escolas profissionais" e sim têm também o objetivo de "combater o extremismo islâmico".

Descontentes no PCC na origem da fuga de informação

A surpreendente fuga de informação só acontece devido ao crescente descontentamento no seio do Partido Comunista Chinês, segundo politólogos.

Fontes: Referida/Times of India/ Relacionado: Prémio Sakharov atribuído a economista chinês da minoria uigur preso, 25.out.2019

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project