NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Chefe de Estado classifica CVMA uma “iniciativa louvável” de promoção e divulgação da cultura 05 Maio 2018

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, qualificou hoje,05, o evento Cabo Verde Music Awards (CVMA) como uma “iniciativa louvável” de promoção e divulgação da cultura e em especial da música cabo-verdiana.

Chefe de Estado classifica CVMA uma “iniciativa louvável” de promoção e divulgação da cultura

O chefe de Estado recebeu, na tarde de hoje, um grupo de artistas nomeados para a oitava gala dos CVMA, que acontece logo mais à noite na Assembleia Nacional, e que conta com actuação de convidados especiais, o artista português Carlão e o angolano Eduardo Paim.

Por ser amante da música, o chefe do Estado disse que gosta de reconhecer o valor que a música representa para o país, por isso louvou a iniciativa do promotor Gylito Semedo, em organizar mais uma gala que, ao seu ver, é de promoção e divulgação da cultura e em especial da música cabo-verdiana.

Jorge Carlos Fonseca enalteceu o facto de neste encontro estarem presentes artistas de diferentes gerações, de géneros musicais diferentes e com percursos diferentes.

“A riqueza da nossa música também tem a ver com a diversidade de percurso, de género, de ritmos, e isso, creio que em Cabo Verde é o reflexo do país que nós temos, por sermos um país de muitas cores, de muitas culturas, e de partilha. Somos feitos de muitos pedaços e desses pedaços conseguimos construir uma identidade própria que é a cabo-verdiana”, enfatizou.

A Inforpress conversou com a jovem artista Blacka, nomeada na categoria de Revelação, Música Popular do Ano e Afrobeat /Afrohouse com o tema “Nos ki Tem” e com Cremilda Medina, também nomeada na categoria de Revelação, Intérprete Feminina, Morna com o tema “Sonho d’um criola” e na Coladeira, com “Divorce nka ta sena”.

Ambas demonstraram o seu entusiasmo por terem os seus trabalhos reconhecidos, apesar de terem uma carreira ainda “criança”.

“Estou a sentir-me tão emocionada, e é um orgulho enorme representar Cabo Verde, apesar de não ter nascido aqui, carrego este país por todo o lado. Sou louvada por estar a abraçar Elida Almeida e Elji na categoria de Música do Ano. Todos nós merecemos”, sublinhou a jovem Blacka.

“É uma grande honra e alegria ver o meu trabalho “Folclore” em quatro nomeações e um prémio internacional. Isso me incentiva a continuar com a minha carreira, porque agora que estou a começar e, no início foi muito difícil”, disse a cantora Cremilda Medina.

Para os CVMA’2018 estão nomeados 25 artistas, músicos, intérpretes, compositores e produtores, num total de 17 categorias, com três nomeações por categoria, sendo que o top 3 desta edição é encabeçado por Élida Almeida, com seis nomeações, Djodje com cinco, e Mário Lúcio, Elji e Cremilda Medina com quatro cada.

Lista completa dos nomeados:

Álbum do Ano – “Funanight “de Mário Lúcio/ “kebrada” de Elida Almeida/ “2069” de Grace Évora;

Intérprete Masculino – Djodje “ILY” / Grace Évora “2069” / Johnny Ramos “A minha dama”;

Intérprete Feminina – Cremilda Medina “Folcrore” / Deisiree Fernandes “Unveiled” Elida Almeida “kebrada”;

Música Popular do Ano – “Nos ki Tem” de Blacka/ Elji Beatzkilla “Xtraga”, Elida Almeida e Djodje “Zombam”;

Revelação – Blacka, Cremilda Medina, Garry;

Videoclip – Batchart e Djodje “Akredita”, Sara Tavares “brincar de casamento”, Nelson Freitas “Window Pane”;

Kizomba – Garry “Dor Di mais”, Djodje “ILY”, Gracé Évora “Rendez Vous”;

Morna – Josimar “Mar”, Cremilda “Sonho d´um criola, Djila Lobo “Nos Trovador”:

Produtor Musical – Cláudio Ramos “ILY”, Elji &Djodje “Festa Bedju”, Hernani Almeida “Kebrada”;

Coladeira – Grace Évora” Bo Vice”, Cremilda Medina “Divorce nka ta sena”, Élida Almeida “Djam Odja”;

Hip Hop – Big Z Patronato “Abismo” / Batchart feat Djodje “Akredita” / Rapaz 100 Juiz “Baxu La”;

Actuação ao vivo – Djodje/ Elji/ Loony Johnson;

Funaná- Élida Almeida “Grogu kaba”/ Mário Lúcio “ Nandinha”/ Fidjus Code di dona “ Nha Kumpadri”;

Música Tradicional Cabo-verdiana – Elida Almeida” Bersu d´oro” / Mário Lúcio “Confison” / Dani; Santoz “Criola”;

Colaboração – Batchart feat Djodje “Akredita” / Ricky Boy feat Loony Jonhson “Luana”/ Mário Lúcio, feat Zeca di Nha Reinalda “Nandinha”;

Afrobeat /Afrohouse – Ricky Boy “Festa Beju”/ Blacka “Nos ki tem” / Lejemea “so um beijo”;

Ritmo Internacional – Sara Tavares “Coisas bonitas” / Nelson Freitas “Window Pane” / Elji Beatzkilla “Xtraga”. Fonte: Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert

Newsletter

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project