Legislativas 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Mais de mil e 800 efetivos da Polícia Nacional destacados para fiscalizar e segurar as eleições 17 Abril 2021

O plano de segurança desenvolvido pela Polícia Nacional para as Legislativas deste domingo Cabo Verde, que envolve cerca de mil e oitocentos e dezasseis efetivos (1.816), foca no combate a aglomerações de pessoas, na fiscalização do uso de máscaras pelos eleitores e em manter a segurança “apertada” em todas as 1.245 Mesas de Assembleias de Voto no País. Tudo para que os cidadãos exerçam o seu direto de voto de forma livre e com a tranquilidade necessária.

Mais de mil e 800 efetivos da Polícia Nacional destacados para fiscalizar e segurar as eleições

De acordo com uma fonte da Direção Nacional da Polícia Nacional, tratar-se-á de um número de efetivos que permite dar uma resposta "eficiente" às necessidades de proteção, segurança dos candidatos concorrentes, assim como para evitar situações de aglomeração de pessoas e prevenir qualquer incidente ou atos de desordem pública durante o processo eleitoral deste domingo em todo o arquipélago.

Aludindo a algumas dificuldades que possam ter havido durante as eleições autárquicas, a nossa fonte refere que tais "cursunstâncias terão servido "de experiência" para que, desta vez "e em colaboração com a Comissão Nacional de Eleições (CNE), estarmos em condições de garantir uma resposta mais eficiente face às situações que possam perturbar ou dificultar o funcionamento das Mesas de Assembleia de Voto, aglomeração de pessoas e de desordem pública”. Este acrescenta ainda que o Plano poderá estender-se até a próxima segunda-feira, “se as circunstâncias assim o exigirem”.

Segundo a CNE, para o dia da votação estão previstas 1.245 Mesas de Assembleias de Voto no arquipélago e 246 para diáspora. Funcionarão das 07 horas às 18 horas, altura em que a votação será encerrada para depois se iniciar o processo de contagem e apuramento dos resultados gerais.

Ou seja, conforme ainda a CNE, são 597 candidatos de seis partidos políticos que se lançaram na corrida ao poder - iniciaram em 01 de Abril a campanha eleitoral de 15 dias para as sétimas eleições legislativas em Cabo Verde-, tentando conquistar, no dia 18, o voto de 393.166 eleitores no arquipélago e na diáspora.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project