Comunidade

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Caso raro de trigémeos prematuros em São Nicolau: Os três bebés evacuados para Praia se encontram bem de saúde 11 Dezembro 2019

Um fato raro com pendor de insólito aconteceu, esta terça-feira, em São Nicolau. Arlinda Silva Dias, natural de Carvoeiros e professora do ensino básico em Cachaço, teve um parto de trigémeos prematuros (não conseguimos fotos das crianças por estarem sob protecção médica). Os três bebés – duas meninas e um rapaz-nasceram, no hospital da Ribeira Brava, com sete meses, por volta das 16 horas de hoje,10/12. Consta que há 40 anos que aconteceu um parto idêntico na ilha do Chiquinho.

Caso raro de trigémeos prematuros em São Nicolau: Os três bebés evacuados para Praia se encontram bem de saúde

A mãe e os recém-nascidos chegaram, no fim da tarde desta terça-feira, ao Hospital Agostinho Neto, na Praia, para onde foram evacuados, por via aérea, para efeito de acompanhamento médico adequado.

Conforme o pai Manuel João Lopes (ver na foto junto da Arlinda), os trigémeos se encontram bem de saúde e foram acompanhados por uma equipa médica até à Capital. Condutor profissional de transporte público, Nais de Tina, como é conhecido, não esconde que, estando na quadra festiva, ele e a sua companheira tiveram um presente emocionante. « Foi um momento emocionante para nós. Estamos felizes, porque tivemos uma prenda especial de Natal com o nascimento desses três bebés. Agora esperamos que tudo corra bem, para a nossa tranquilidade», desabafou ao Asemanaonline, gracejando de contente.

Curiosidades e ajudas aos trigémeos

Mas, para alguns residentes ouvidos por este jornal, o casal precisa de apoios para assegurar a alimentação e assistência medico-medicamentosa dos três bebés que nasceram fora do período normal de parto- com sete meses. « Se surgir alguns apoios para nós, seriam bem-vindos, porque sabemos que nos vai custar muito para assegurar as necessidades básicas desses trigémeos, principalmente nesta fase inicial», desabafa Manuel João Lopes – espera-se que pessoas, entidades públicas e privadas e organizações da sociedade civil venham a responder este apelo.

Entretanto, este caso raro de trigémeos, com algum pendor de insólito, está a ser acolhido com curiosidade por parte de residentes da Ribeira Brava. É que, segundo admitem ouvidos por este jornal, há 40 anos que teria acontecido uma situação idêntica em São Nicolau - uma mulher teve um parto de três filhos em simultâneo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project