Retratos

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Morreu Gregória Mendes Teixeira protagonista da curta metragem «Hora di bai» 28 Outubro 2018

Cabo Verde ficou mais pobre culturalmente com o falecimento, no dia 25 de Outubro, da Gregória Mendes, protagonista da curta metragem "Hora di Bai". Natural de Jalalo Ramos do Concelho de São Salvador do Mundo, na ilha de Santiago, Dona Gregória, como era popularmente conhecida, morreu com 101 anos de idade.

Morreu Gregória  Mendes Teixeira  protagonista da curta metragem «Hora di bai»

«Gregória Mendes Teixeira levou Cabo Verde a diversas paragens desde Pedra Badejo, Praia, Mindelo, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Luanda, São Tomé, Bissau, Lisboa, Porto, Bruxelas, Varsóvia, Cracóvia, Maputo, Nampula, Díli, entre outras - representando-nos em quatro continentes, na nossa língua Cabo-verdiana. No filme, Hora di Bai, Gregória deu-nos a conhecer as tradições do interior da ilha de Santiago na derradeira hora da morte», descreveu Parallax Produções.

Segundo a mesma fonte, Gregória, natural de Jalalo Ramos, cuja presença a tantos marcou, deixou-nos aos 101 anos de idade. « Uma mulher guerreira, de um pragmatismo inconfundível e uma sabedoria inspiradora partiu mas a sua presença ficará para sempre marcada nos nossos corações e nas nossas memórias».

Dainte de tudo isto, Parallax Produções diz acreditar que o seu desaparecimento físico não deva passar em branco, uma vez que o seu carisma e sabedoria levaram a tradição de Cabo Verde aos quatro cantos do mundo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project