AME e KJF

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cantora Ayo “surpresa” por as pessoas conhecerem a sua música em Cabo Verde 22 Abril 2018

A cantora, compositora, produtora e atriz alemã Ayo mostrou-se surpreendida com o facto de os cabo-verdianos conhecerem a sua música, algo que notou na sua actuação no último dia da 10ª edição do Kriol Jazz Festiva (KJF).

Cantora Ayo “surpresa” por as pessoas conhecerem a sua música em Cabo Verde

A artista fez essa revelação em declarações à imprensa este sábado, 21, no final da sua actuação, afirmando estar feliz por “realizar o sonho de cantar na terra de Cesária Évora”, uma pessoa que considerou ter sido um exemplo, tendo escolhido o seu país para viver, quando podia escolher cidades como Nova Iorque ou Paris.

Por isso, os seus últimos versos da noite foram da música eternizada pela Cesária Évora “Petit Pays”, segundo ela, uma homenagem à diva dos pés descalços, colocando quase todo o público com lágrimas nos olhos, comparando Cesária Évora com a norte americana Nina Simone, por causa de algumas histórias semelhantes que tiveram.

“O show foi tão bom que não queria descer do palco. Ver as pessoas a ouvir e a apreciar a minha música foi muito gratificante. Eu fiquei muito, muito surpreendida, porque pensava que os cabo-verdianos ouviam somente músicas em português”, afirmou Ayo, na que foi a sua primeira vez em Cabo Verde e no palco de KJF, na Praça Luís de Camões, Cidade da Praia.

A cantora alemã de ascendência nigeriana e romena, gostaria, no entanto, de regressa a Cabo Verde para poder actuar “durante três anos”, já que hoje foi “pouco mais de uma hora” de actuação.

Ayo revelou que a família é “parte importante da sua alma” por isso que é a vida que motiva-a e inspira-a a fazer as suas músicas, porque quando olha para uma família entende que só ela pode trazer e manter a “paz e amor”, sublinhando que a família “é a base de tudo”.

Para além de Ayo, actuaram no Kriol Jazz Festival deste sábado, Sara Tavares, Kriol Band, que integrou Jacob Desvarieux, Jowee Omicil, Hermani Almeida, Yissy Garcia, Boy G. Mendes Thierry Fanfant, Mario Canonge e Taffa Cissé, e Bantu da Nigéria.

Na sexta-feira, foi a vez de Seu Jorge do Brasil, Mário Lúcio (Cabo Verde), Nathalie Natiembé (Reunião), Stanley Jordan e Thunder Duo (Estados Unidos da América-EUA).

No dia 14 de Abril, na Zona Kriol, na Várzea, actuaram os cabo-verdianos Hilário Silva e Wilson Silva e a brasileira Flávia Coelho. Na noite desta quinta-feira, 19, foi a vez dos homenageados desta edição do certame, Os Tubarões e Bulimundo.

O Kriol Jazz Festival é um evento musical organizado pela produtora Harmonia, em parceria com a Câmara Municipal da Praia (CMP) desde 2008. Fonte: Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project