NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cabo Verde sem agenda para assinalar Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento 21 Maio 2019

Cabo Verde não tem em agenda nenhuma actividade para assinalar, terça-feira, 21, o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento que este ano se assinala sob o signo das Línguas Indígenas.

Cabo Verde sem agenda para assinalar Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

Cabo Verde sem agenda para assinalar Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

A data que, visa cultivar a compreensão da riqueza e importância da diversidade cultural, assim como incentivar o respeito pelo outro, conhecer melhor as diferenças entre os povos permitindo maior compreensão das transformações, é, segundo a directora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, uma oportunidade de cimentar uma maior união entre os povos.

“Hoje é uma oportunidade para todos nós celebrarmos a diversidade cultural que prezamos e nos esforçamos para promover na UNESCO, por meio da Convenção de 2005 para a Protecção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais”, disse Audrey Azoulay , na sua mensagem alusiva a data.

A diversidade, segundo realçou no seu discurso, assume muitas formas, mas a linguagem é talvez uma das primeiras que encontramos como seres sociais, visto que a linguagem é o que define o nosso mundo interno tanto quanto define a maneira como nos comunicamos no mundo externo, mas também o “nos liga às nossas raízes, nossa cultura e história, bem às nossas comunidades e nossas famílias.

De acordo com aquele responsável da UNESCO, a declarado do Ano Internacional das Línguas Indígenas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, é uma iniciativa que visa conscientizar sobre a importância da diversidade linguística, uma vez que no mundo existem mais de sete mil línguas faladas, a maioria das quais são faladas pelos povos indígenas.

“Cada idioma é um tesouro de conhecimento e memória, um ponto de vista único e um recurso diante de desafios globais. Pois como podemos esperar resolver as questões da mudança climática, educação para todos ou ajudar as comunidades a se recuperarem de períodos de conflito sem a participação do mundo em toda a sua diversidade?”, questionou.

Através da pluralidade de suas vozes, lembrou, acredita-se que a diversidade cultural seja um dos recursos renováveis originais da humanidade, pois oferece uma fonte constante de inovação e criatividade já que a diversidade é um recurso para o desenvolvimento, mas também para o diálogo, a reconciliação e a resiliência.

O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento celebra não apenas a riqueza das culturas do mundo, mas também o papel essencial do diálogo intercultural para alcançar a paz e o desenvolvimento sustentável.

A Assembleia-Geral das Nações Unidas proclamou o dia em 2002, após a adopção da Declaração Universal sobre Diversidade Cultural em 2001, reconhecendo a necessidade de “aumentar o potencial da cultura como meio de alcançar prosperidade, desenvolvimento sustentável e coexistência pacífica global”. C/Inforpress

PC/JMV

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project