ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cabo Verde regista recuo na taxa de inflação do IPC em Janeiro de 2020 15 Fevereiro 2020

Conforme os últimos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas de cabo Verde (INE-CV), no mês de Janeiro de 2020, o Índice de Preços no Consumidor (IPC), total nacional, registou-se um recuo com uma taxa de variação mensal de -0,3%, inferior em -1,2 pontos percentuais (p.p.) à do mês anterior, apresentando um comportamento diferente ao observado no mês homólogo do ano anterior, em que o nível médio dos preços foi nulo, em relação à registada no mês anterior.

Cabo Verde regista recuo  na taxa de inflação do IPC  em Janeiro de 2020

A variação acumulada do IPC foi de -0,3%, taxa inferior em -0,3 p.p. à observada no mês homólogo, do ano anterior. Já a taxa de variação homóloga do IPC total no mês de Janeiro de 2020 foi de 1,7%, desacelerando -0,2 p.p., em relação ao mês anterior.

Ainda de acordo cvom o INE-CV, em Janeiro de 2020, o IPC registou uma variação média dos últimos doze meses de 1,2%, valor superior em 0,1 p.p. ao registado no mês anterior.

Sendo assim, o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo energia e alimentares não transformados) assinalou uma variação homóloga de 1,2%, valor inferior em -0,5 p.p. à registado em Dezembro de 2019.

Recordee-se que o índice de Preços no Consumidor (IPC) é um indicador que tem por finalidade medir a evolução no tempo dos preços de um conjunto de bens e serviços considerados representativos da estrutura de consumo da população residente em Cabo Verde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project