Conforme informações disponibilizadas à Lusa, a quarta edição do Cabo Verde Investment Forum (CVIF), iniciativa governamental para captar investimento externo para o país, vai decorrer entre 16 e 17 de junho, na ilha do Sal.
Sob o lema "Cabo Verde is open to the world" (Cabo Verde está aberto ao mundo), o evento é organizado pelo Governo, em parceria com a Cabo Verde Tradeinvest, entidade pública que promove a captação de investimento estrangeiro para o arquipélago.
O fórum regressa ao país após duas edições realizadas no estrangeiro e, segundo a Cabo Verde TradeInvest, enquadra-se nas atividades de promoção de investimento e exportação da instituição.
E vai ter como objetivo "reforçar os investimentos do setor privado na economia cabo-verdiana, mediante intermediação e facilitação do acesso dos empresários e promotores nacionais aos mercados de capitais nacionais e internacionais".
Considerado um "instrumento privilegiado" de intermediação e encontro entre os promotores de projetos e os financiadores e investidores pelos seus parceiros, o fórum seguirá a orientação política do Governo de diversificação da economia e forte aposta no setor privado.
Segundo a mesma fonte, economia digital, a economia azul, energias renováveis, transporte marítimo e aéreo, serviços financeiros e agronegócio e o turismo serão os principais que o país vai apresentar no evento para captar investimento estrangeiro.
"O evento pretende alcançar a médio/longo prazo uma perceção elevada de Cabo Verde como plataforma de investimento fazendo ligação à economia global", perspetivou a entidade organizadora.
O fórum conta com o financiamento do Banco Mundial e Banco Africano de Desenvolvimento, com a parceria da Câmara de Turismo e das Câmaras do Comércio de Sotavento e Barlavento, Câmara do Sal e ASA — Aeroportos e Segurança Aérea.
A primeira edição do CVIF realizou-se na ilha do Sal, em julho de 2019, e segundo anunciou na altura o ministro das Finanças, Olavo Correia, o país conseguiu mobilizar 1,5 mil milhões de euros em 41 projetos, após três dias com mais de 100 encontros e 400 participantes.
Seguiu-se, em setembro de 2019, uma edição do Cabo Verde Investment Fórum em Boston, para captar investimentos na diáspora cabo-verdiana nos Estados Unidos, refere a Lusa.