NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cabo Verde de Luto: Morre Júlio Herbert ministro-Adjunto do Primeiro-ministro para Integração Regional 22 Outubro 2019

Cabo Verde está de luto com a morte do ministro-Adjunto do Primeiro-ministro para Integração Regional. Júlio Herbert foi encontrado, ao final da tarde de hoje, morto, no seu gabinete, no Palácio do Governo, na Várzea-Praia.

Cabo Verde de Luto: Morre Júlio Herbert ministro-Adjunto do Primeiro-ministro para Integração Regional

Segundo fontes deste jornal, não estão ainda confirmadas oficialmente a causa da morte do governante, mas presume-se que tenha sido provocada por um Acidente Vascular Celebrar –AVC fulminante.

O ASemanaonline está em condições de avançar que as autoridades judiciárias e de saúde cumpriram os procedimentos legais, tendo, por volta das 22 horas, feito o levantamento do corpo – seguiu para o Hospital Agostinho Neto, onde vai ser submetido à autópsia.

Ao fecho desta edição, o Governo da República emitiu um curto comunicando, em que reafirma a morte do ministro, resumindo o seu percurso político-profissional. «Nesta na hora de dor, o Governo de Cabo Verde endereça à família enlutada as mais profundas condolências», lê-se no documento que não informou, no entanto, da causa da morte de Júlio Herbert, da hora em que se realiza a cerimónia fúnebre e nem disse se vai decretar ou não o luto nacional.

Com a morte de Herbert, Ulisses Correia e Silva só tem a tomar as seguintes opções: acumular a função do ministro-Adjunto do MP para Integração Regional, nomear um novo titular da pasta ou reintegrar a mesma área da governação ao Ministério de Negócios Estrangeiros e Comunidades, comandado por Luís Filipe Tavares.

Herbert e percurso político-profissional

Júlio Herbert integrou o actual executivo do MpD aquando da última ampliação governamental. Com Curso superior de Diplomacia ( Instituto Rio Branco – Brasília, Brasil) e Curso de Direito (Faculdade de Direito de Lisboa, Portugal), Herbert desempenhou várias funções de responsabilidades a nível do Estado de Cabo Verde.

Conforme o site oficial do Governo, foi Secretário de Embaixada, em serviço na Direcção-Geral de Emigração e Serviços Consulares; Chefe do Protocolo do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Departamento do Pessoal e do Departamento de Emigração do mesmo Ministério. Exerceu ainda os cargos de Cônsul-Geral Adjunto – Consulado Geral de CV – Boston, Estados Unidos e Cônsul-Geral em exercício. Foi Diretor das Relações Económicas Internacionais do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Conselheiro de Embaixada em serviço na Missão Permanente da República de Cabo Verde junto da ONU em Nova Iorque e Diretor dos Assuntos Jurídicos e Tratados do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República de Cabo Verde.

Júlio Herbert exerceu ainda outras funções importantes como as de assessor Político-Diplomático da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), assessor para as Questões Políticas Especiais e Gerais do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, assessor Político do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades -Diretor-Geral do Centro de Estudos e Estratégias, Conselheiro do Presidente da República e Conselheiro Político e Diplomático do Primeiro-Ministro Ulisses Correia e Silva.

Entretanto, o coletivo do ASemanaonline aproveita a ocasião para, nesta hora de dor, apresentar as suas sentidas condolências à família de Júlio Herbert.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project