“O anúncio foi realizado por ocasião de reunião mantida pelo Ministro Mauro Vieira com o Chanceler venezuelano, Yvan Gil, hoje, 23 de janeiro, em Buenos Aires”, indicou o Itamaraty em comunicado.
Numa declaração, o Ministério dos Negócios Estrangeiros brasileiro informou que o anúncio oficial de Vadell Aquino como "embaixador plenipotenciário da República Bolivariana da Venezuela no Brasil" foi feito durante a reunião entre os ministros dos Negócios Estrangeiros de ambos os países.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros brasileiro, Mauro Vieira, encontrou-se com o seu homólogo venezuelano, Yván Gil, no âmbito da Cimeira da Comunidade dos Estados da América Latina e das Caraíbas (CELAC) que se realiza esta semana em Buenos Aires.
Na semana passada, o Governo venezuelano recebeu o encarregado de negócios do Brasil na Venezuela, Flávio Macieira, levando os dois países a um passo mais próximo da normalização das relações.
As relações entre o Brasil e a Venezuela foram restabelecidas a 01 de Janeiro, após a tomada de posse do Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, um dos aliados do Presidente venezuelano Nicolás Maduro na região.
Em 2019, a fratura diplomática ocorreu depois do então presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, reconhecer o candidato da oposição Juan Guaidó, que se proclamou como tal em Janeiro desse ano, como o "presidente legítimo" da Venezuela.
Na sequência da vitória de Lula da Silva nas eleições presidenciais do Brasil em outubro de 2022, o Governo de Maduro expressou, numa declaração, a sua "melhor disposição e boa vontade para reforçar os laços de amizade em conjunto".
A Semana com Lusa