CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Boa Vista: Joaquina Almeida considera que saúde laboral na ilha não vai bem 14 Janeiro 2022

A saúde laboral na ilha da Boa Vista não vai bem, há ausência de Inspecção Geral do Trabalho (IGT) e os trabalhadores estão abandonados à mercê dos abusos dos empregadores, considerou hoje a secretária-geral da UNTC-CS, Joaquina Almeida.

Boa Vista: Joaquina Almeida considera que saúde laboral na ilha não vai bem

A secretária-geral da UNTC-CS, Joaquina Almeida que se encontra na ilha da Boa Vista fez estas considerações à comunicação social à margem da formação ministrada em legislação laboral e nova lei do álcool pela UNTC-CS durante dois dias e dirigida a dirigentes sindicais.

Segundo a Inforpress, Joaquina Almeida aproveitou para fazer algumas visitas a hotéis, instituições e ao presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça.

“A saúde laboral na ilha das Dunas não vai bem. Como sabemos é uma ilha turística, não se vislumbra uma instituição de inspecção geral do trabalho e aproveitamos para criticar a ausência de instituições de género na ilha da Boa Vista”, afirmou, alegando que devido a isto, “os trabalhadores se encontram abandonados”.

Joaquina Almeida frisou esta crítica e denunciou a ausência destas duas instituições particularmente da Inspecção Geral do Trabalho (IGT), relembrando que esta instituição é que tem poder de aplicar coima em caso de alguma violação ou de algum incumprimento laboral.

A secretária da UNTC-CS questionou ainda por onde anda o Inspector Geral do Trabalho (IGT) e os inspectores, sublinhando que “a ilha da Boa Vista está à mercê dos abusos de empregadores”.

A secretária-geral da UNTC-CS justificou ainda a pertinência da formação sobre a legislação laboral e nova lei do álcool, ministrada na ilha na capacitação dos dirigentes sindicais, para que estejam sempre actualizados com a lei, particularmente a lei laboral tendo em conta as alterações.

“O objectivo desta formação visa capacitar estes dirigentes sindicais de modo a poderem dar respostas prontas às várias questões do mundo laboral e defender os direitos e interesses dos trabalhadores”, concluiu a SG de UNTC-CS citada pela Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project