Festival

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Balanço positivo do Festival de Santa Maria 2022: Tivemos inúmeros obstáculos, mas a persistência já é própria do cabo-verdiano - Herminio Monteiro 20 Setembro 2022

Agendado para 16 e 17 de setembro, era perto do meio-dia de domingo, 18, quando caiu o pano sobre a 30ª edição do Festival Internacional de Música de Santa Maria, após a atuação do animado MC Acondize. O presidente da Comissão Organizadora faz um balanço positivo do certame, apesar de reconhecer alguns constrangimentos registados na fase inicial que foram depois ultrapassados.

Balanço positivo do Festival de Santa Maria 2022: Tivemos inúmeros obstáculos, mas a persistência já é própria do cabo-verdiano - Herminio Monteiro

“Tendo em conta os vários desafios e obstáculos que fomos encontrando pelo caminho, nomeadamente a questão dos transportes, o balanço é positivo, e não poderia ser de outra forma”, afirmou ao Asemanaonline o presidente da Comissão Organizadora.

Herminio Monteiro lamenta que os equipamentos de som para o festival tenham chegado à ilha apenas na sexta-feira de manhã, dia em que o evento iniciaria. Em declarações a este jornal, conta que o barco que vinha da Praia, via Boa Vista, teve um atraso nessa escala e só chegou ao Sal na sexta-feira, dia do festival, dificultando a sua instalação atempada. “Estivemos receosos que isso poderia por em causa a realização do festival. Mas felizmente não desistimos. Pois, isso já é próprio do cabo-verdiano”, afirma Herminio Monteiro, mais conhecido por “Duca”.

Este é o quarto festival que a atual comissão realiza. “Este ano fizemos algum investimento tendo em conta que vínhamos de dois anos em que estivemos privados de trazer este grande espetáculo para as pessoas”, realçou.

A Comissão organizadora recebeu vários feedbacks positivos, mas também algumas críticas negativas. No entanto, para os mais críticos ‘Duca’ deixa um recado. “Os artistas precisam perceber que o espetáculo não é só de um artista. É preciso estabelecer regras para que a festa possa acontecer da melhor forma”, advertiu.

Eu acredito que este festival pela qualidade que teve, pelos artistas que selecionamos para compor o cartaz, pelo investimento na melhoria do recinto do festival, pela logística criada, várias alternativas dentro da arena, com bares e restaurantes com melhor qualidade, serviços bem organizados e a segurança que já é a marca registada do festival de Santa Maria, foi um festival com grande qualidade”, disse o nosso entrevistado.

Para Herminio Monteiro, a grande dinâmica à volta do comércio local, exploração de bares e restaurantes dentro do recinto e mesmo o comércio informal, bem como o civismo foram os pontos altos do Festival de Santa Maria 2022.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project