DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Artista do Mali sai em liberdade mas tribunal de Paris defere pedido de extradição para Bruxelas 28 Mar�o 2020

A cantora maliana Rokia Traoré (foto da atuação na CAN 2019), detida em Paris de acordo com um mandado de captura internacional emitido pela justiça belga, saiu em liberdade condicional mas será extraditada para a Bélgica assim que o permita a atual situação de fecho das fronteiras.

Artista do Mali sai em liberdade mas tribunal de Paris defere pedido de extradição para Bruxelas

A cantora, compositora e multi-instrumentista do Mali, Prémio ’Découvertes’ da RFI em 1997, esteve duas semanas detida numa prisão de Paris, a pedido da justiça da Bélgica onde tem de responder por "rapto, sequestro e tomada de refém".

O caso respeita à filha que tem com o belga Jans Goosens, que detém a guarda parental. Segundo a defesa dela, Rokia Traoré também está a aguardar a decisão do tribunal de Bruxelas sobre o recurso que ela interpôs.

Não é a primeira vez que um artista se vê envolvido numa guerra parental com o cônjuge, o ex-cônjuge. Entre nós, estão bem frescos na memória dois casos nos últimos anos a envolver um cantor e uma cantora (vide arquivos A Semana), cujos ex-cônjuges levaram os filhos para fora de Cabo Verde.

A cantora esteve duas semanas encarcerada, desde o dia 10 em que desembarcou no aeroporto Charles de Gaulle, Paris, e foi ouvida nesta quarta-feira, 25, pelo tribunal de segunda instância da capital francesa. Foi solta, mas com medidas de coação até que haja condições para ser extraditada para a Bélgica.

O advogado dela explicou à RFI que a cantora foi detida ao fazer escala em Paris vinda de Bamako, no seu regresso à Bélgica para apresentar-se em tribunal.

A defesa da cantora explicou que ela tem uma queixa contra o ex-cônjuge, Goosens, a quem acusa de abuso sexual contra a filha. Entretanto este pede que Rokia Traoré seja condenada por rapto e sequestro de menor. O crime tem a moldura penal de cinco anos de prisão efetiva, segundo o advogado da famosa cantora.

Fonte: BBC/ RFI. Relacionado: Artista do Mali detida em Paris à espera de ser extraditada por rapto de criança, 25.mar.020.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project