ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Arranque do Ano Letivo 2023/2024: José Maria Neves deseja que tudo decorra bem e que as pendências relacionadas com a carreira dos professores sejam resolvidas 18 Setembro 2023

O Presidente da República desejou hoje, em mesagem dirigida à nação por ocasião da abertura do Ano Letivo 2023/2024, que tudo decorra com normalidade e tranquilidade em todo o território nacional. José Maria Neves desejou também que as pendências relacionadas com a carreira dos professores sejam resolvidas e que se estabeleça um clima de diálogo, de confiança e de bom senso entre classe docente e o governo da República.

Arranque do Ano Letivo 2023/2024: José Maria Neves deseja que tudo decorra bem e que as pendências relacionadas com a carreira dos professores sejam resolvidas

No regresso às aulas, saúdo com muita alegria, os alunos, professores, pais e encarregados de educação, bem como os funcionários e todos os que se encontram envolvidos no arranque deste novo ano letivo, ou seja, no processo de construção do futuro de Cabo Verde”, salientou.

Na sua mensagem remetida ao Asemanaonline, o PR fez questão de realçar que, num mundo cada vez mais competitivo, urge colocar o acento tónico numa educação de excelência.

Defendeu que Cabo Verde tem de ter a ambição de conseguir recrutar os melhores professores, bem formados, com preparação sólida, com solidez científifico-pedagógico, garantindo uma formação contínua e criar as condições para mantê-los motivados e na carreira.

“Reitero os votos de que, com o início deste ano letivo, as pendências relacionadas com questões laborais sejam resolvidas e que se estabeleça um clima de diálogo, de confiança e de bom senso. Desta forma pode-se propiciar um bom ambiente de trabalho, reforçar a motivação e garantir mais eficiência e qualidade ao sistema educativo”, enfatizou o Presidente da República.

No entanto, destacou que para que os resultados sejam efetivamente os desejados, há ainda alguns desafios a vencer. Destacou, entre eles, a consensualização do processo do reformado sistema educativo e a questão da mobilidade dos docentes, a melhoria da acessibilidade em algumas estradas de penetração e o aumento da segurança no transporte de alunos quando estes têm que recorrer a carrinhas de caixa aberta, a redução da superlotação de algumas turmas, a diminuição do abandono escolar e a redução da discrepância de aproveitamento entre meninas e rapazes.

José Maria Neves afirmou que quando se começa um novo ano letivo, é de justiça reconhecer o trabalho feito com dedicação e entrega, de várias gerações de professores, que têm dado o seu melhor e um contributo inestimável para a formação de cabo-verdianas e cabo-verdianos, em todas as áreas do saber e para o progresso de Cabo Verde.

Concluo, manifestando todo o meu carinho, gratidão e respeito pelo seu labor, e os votos de que sejam dados passos significativos para uma melhor dignificação da classe. Estou convencido de que este é também o sentimento genuíno de reconhecimento e de apreço de toda a nação”, concluiu o Chefe de Estado de Cabo Verde na sua mensagem de hoje sobre a abertura do novo ano letivo 2023/2024.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project